fbpx


A Nakata orienta o mecânico e o motorista quanto as causas que podem deixar o volante do veículo pesado. A empresa explica que se o condutor está sentindo o volante mais rígido e pesado é necessário levar o automóvel em uma oficina de confiança e ficar atento na hora da manutenção já que alguns indícios podem ser confundidos na hora do diagnóstico. No entanto, a Nakata esclarece que nem sempre o fato de a direção estar mais pesada significa um problema na caixa de direção.

14614

De acordo com Jair Silva, supervisor de serviços da fabricante, há outros itens que podem estar ocasionando o problema, como por exemplo, utilizar pneus mais largos que os recomendados pela montadora, trafegar com o pneu murcho ou “careca”. Jair ressalta também que problemas com a geometria da suspensão como cambagem negativa ou substituição do volante original por esportivo vai exigir maior esforço para esterçar o veículo.

Outro fator que ocasiona o mesmo defeito, afirma a Nakata, é no momento da aplicação da cruzeta da coluna de direção, podendo haver travamento da coluna ou seu encaixe com folga, provocando ruído no sistema de direção.

A fabricante recomenda a realização periódica de alinhamento a cada 10 mil km, fazer rodízio de pneus que devem ser apenas os modelos especificados pela montadora e efetuar, frequentemente, a calibragem dos pneus, de acordo com o manual do veículo.

- Publicidade -

A Nakata disponibiliza um vídeo no Youtube sobre esta e outras dicas de manutenção
https://www.youtube.com/componentesnakata