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Entrevista: Investindo no Brasil e na reposição

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Ronaldo Tefeha, gestor comercial do Aftermarket da Reflex & Allen, fala sobre a entrada no Brasil da marca italiana de tubulações e mangueiras para o mercado original e da reposição

 

Revista O Mecânico: A Reflex & Allen surgiu em 1988 na Itália, está representada em diversos países e fez a sua estreia no Brasil durante a Automec 2015. Por que a empresa escolheu ingressar agora no Brasil? Quais são os objetivos?

Ronaldo Tefeha: Como fornecedor global, a Reflex & Allen tinha que estar presente no Brasil que é o principal mercado da América do Sul. Essa presença estratégica já estava decidida desde 2011 e foi efetivada com a compra da divisão mangueiras da Sabó que tem prestigio e um nome respeitado no mercado e tem perfil e características semelhantes às da R&A, por isso foi considerado como a compra ideal. Além de tudo, conta com um time que conhece o produto e o mercado que é um importante diferencial das empresas locais.

 

O Mecânico: Com quais linhas de produtos a empresa trabalha e o que está oferecendo no mercado brasileiro de reposição neste primeiro momento? Também vão fabricar produtos para o mercado original (OEM)?

Tefeha: São cinco diferentes divisões: mangueiras espirais de freio para carretas; linha de espirais para conexão do cavalo com a carreta também na parte elétrica; tubulação de óleo lubrificante e combustível para veículos pesados; adesivos refletivos de segurança e uma última divisão que foi adquirida recentemente, de compostos de fibra de carbono, produto muito resistente e maleável que são fornecidas para clientes como Ferrari, Lamborghini e até carros da Fórmula Indy.

Para o Aftermarket brasileiro, a R&A homologou um fabricante local e vai comercializar a linha mais completa do mercado de cabos de ignição feitos de silicone que resistem a altas temperaturas e não agridem a natureza. Vamos também comercializar as mangueiras espirais e voltar ao mercado de reposição com as mangueiras de arrefecimento (ar e água). No OEM, a exemplo do que acontece na Europa, vamos homologar para fornecimento as linhas de mangueiras espirais (freio e elétrica) e fortalecer a presença nas montadoras das mangueiras de ar, água e combustível.

 

O Mecânico: Onde e como são produzidos os produtos da Reflex & Allen oferecidos para o mercado brasileiro? São importados ou nacionais?

Tefeha: Todos os produtos da R&A oferecidos para o mercado brasileiro serão produzidos na unidade fabril onde hoje são fabricadas as mangueiras de arrefecimento e combustível na recém-adquirida divisão de mangueiras da Sabó. Essa é mais uma vantagem dessa aquisição, pois, a Reflex & Allen vai ampliar seu portfolio de produtos com essas mangueiras de ar, água e combustível.

 

O Mecânico: O momento das empresas que fabricam peças no Brasil para o mercado de reposição, na média, é de crescimento, mas o modelo de negócio da Reflex & Allen tem suas particularidades. A atual crise macroeconômica atrapalha os planos da matriz aqui no Brasil?

Tefeha: Como afirmou recentemente o fundador e CEO da Reflex & Allen, Renzo Gibellini, isso não influencia em nada os planos de investimento no Brasil. Já foram adquiridas empresas em países onde a economia estava ou ainda está em crise e, isso nunca impediu de realizar tais aquisições. A empresa nunca se preocupou com a situação de momento, mas sim com a capacidade de ser competitiva. Pela história e grandiosidade do Brasil, além de seu potencial de crescimento e a experiência de superar situações difíceis, esse momento vai passar.

 

O Mecânico: Como a Reflex & Allen planeja se comunicar com o mecânico independente aqui no Brasil? Haverá alguma ação da marca para levar informação e assistência técnica para o mecânico aplicador da peça?

Tefeha: O plano é divulgar a marca por meio de publicações segmentadas, participação em feiras, catálogos, displays nos pontos de vendas, informações e palestras técnicas. E, o mais importante, vamos reforçar no mercado o conceito de que os produtos Reflex & Allen são itens de segurança. Vamos dar a oportunidade aos potenciais clientes e aos formadores de opinião que são os mecânicos independentes de testar nossos produtos para checar a durabilidade e a qualidade, de forma que possam fazer um julgamento.

 

O Mecânico: Na sua opinião, qual é a importância do mecânico independente para a escolha da peça que será aplicada no veículo?

Tefeha: Sem a menor dúvida, o mecânico independente é o grande formador de opinião do nosso mercado. Quando esse mecânico é convencido através de argumentos técnicos em palestras ou visitas nas oficinas mecânicas que o produto tem qualidade e atende as necessidades do dono do carro, é o momento onde se inicia a demanda de baixo para cima. Esse é um trabalho fundamental para que qualquer produto seja aceito e reconhecido no mercado, porém, poucas fábricas o fazem adequadamente. Com certeza, a Reflex & Allen investirá nessa estratégia de comunicação e valorização do mecânico independente.

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