Com o auxílio de uma micro-camêra, o Videocheck Shell permite a inspeção eficaz dos componentes internos do motor sem a necessidade de abrí-lo, com a mesma técnica dos exames médicos de endoscopia.
Carolina Vilanova
A manutenção preventiva do motor pode representar uma boa redução na planilha de custos de um veículo, principalmente para empresas que trabalham com grandes frotas. Utilizar combustível e lubrificante de qualidade garantida, além de manter os componentes internos em boas condições são fatores primordiais para o funcionamento ideal do propulsor. No entanto, a inspeção dessas peças é um processo delicado, devido ao acesso restrito e a necessidade de realizar a desmontagem do equipamento, um processo trabalhoso, lento e caro.
Como alternativa para esse procedimento, a Shell desenvolveu o Videocheck Shell, um aparelho que analisa as peças internas do motor, em busca de defeitos relacionados à combustão e lubrificação, sem a necessidade de abrí-lo. Seu funcionamento é efetuado por meio de uma micro-câmera que envia as imagens captadas para um monitor de alta resolução, num processo semelhante a um exame médico de endoscopia.
De acordo com Leila Prati, gerente de marketing de Lubrificantes da América Latina, o Videocheck proporciona ganhos às operações, pois possibilita programação de reparos, precisão nos diagnósticos e redução de custos. “A manutenção da frota deixa de ser corretiva para se tornar preventiva e isto significa mais economia”, analisa.
A câmera opera por meio de uma sonda que é introduzida no motor frio através dos orifícios dos bicos injetores e acessa todo o interior do cilindro, sendo capaz de detectar danos na câmara de combustão, nas válvulas, paredes dos cilindros e pistões. A sonda avalia o estado dos componentes e verifica as condições de combustão e lubrificação, enquanto o técnico acompanha o processo pelo monitor.
O vídeo detecta desgastes e arranhões nas camisas, provocados por dilatação ou engripamento de anéis de segmento; fissuras na coroa do pistão, na camisa e no cabeçote; marcas de impacto de válvulas sobre o pistão; desgaste no limite da câmara de combustão; carbonização na coroa do pistão, câmara de combustão, cabeçote e sede de válvula; presença de resíduos de degradação do lubrificante; e arranhões provocados por impurezas da atmosfera.
“Estas informações indicam eventuais problemas nos sistemas de injeção, de lubrificação, de admissão de ar e até em outras peças, freqüentemente substituídas nas manutenções periódicas. Se o aparelho apontar falhas, danos ou mal funcionamento do motor, o técnico da Shell alerta o frotista e lhe envia um laudo detalhado da inspeção”, comenta Mosart Lopes Campello, supervisor técnico de lubrificantes da Shell.
O Videocheck Shell é operado por um técnico especializado da Shell e pode ser instalado em caminhões e automóveis. O veículo deve estar com o motor frio e pelo menos dois bicos injetores retirados, normalmente o primeiro e o sexto bico. “Nossa recomendação é que as inspeções sejam feitas conforme as necessidades da frota, ou seja, quando os veículos atingem determinada quilometragem, a qual o fabricante aconselha uma avaliação do equipamento”, finaliza Campello.
Dicas da Shell
Na hora de instalar e operar o Videocheck, o técnico deve ficar atento às seguintes dicas:
– certifique-se de que o motor está frio;
– verifique a voltagem da fonte (fonte intercambiável 110/220);
– limpe a extremidade da sonda com cotonetes;
– retire a sonda do motor na posição reta, para evitar impacto da micro-câmera com o cabeçote;
– não dobre a sonda em ângulo excessivamente agudo;
– sempre transporte o equipamento na maleta apropriada.
Gostaria de saber uma Mecânica em SP capital que faz este processo de endoscopia automotica
gostei do desafio deste aparelho,pois gosto muito de mecanica principalmente de caminhaõ