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Veja como fazer a troca das juntas homocinéticas em um Chevrolet Cobalt 1.4 2013

Texto: Alessandro Reis
Foto: Renan Serva

 

Trocar as juntas homocinéticas do Chevrolet Cobalt é um procedimento relativamente simples, desde que o profissional siga os passos corretos. Inicie identificando a peça correta através do catálogo, na maioria das vezes a peça também é utilizada em outros modelos da marca, como Onix, Prisma e Spin.

 

“Os erros mais comuns são, após a instalação da nova peça, não aplicar o torque correto na porca, fixação incorreta das abraçadeiras e quantidade de graxa insuficiente. Outro detalhe é alinhar a direção após o procedimento”, ensina o supervisor de treinamento da Nakata, Eduardo Guimarães.

 

Segundo o técnico, a homocinética do Cobalt tem duração média de mais de 100 mil km, porém, alguns sintomas indicam que está na hora de substituí-la, como coifa rasgada e/ou graxa contaminada. “Quando o carro, em movimento, dá estalos ao esterçar, é sinal que a homocinética precisa ser substituída. Excesso de carga aplicada ao conjunto ou coifa rasgada são fatores que podem reduzir a vida útil do componente”, explica.

 

Guimarães explica que, em condições normais, não é necessário remover todo o semieixo para proceder com o reparo. Somente a homocinética, também conhecida como junta fixa, pode ser retirada. “Algumas vezes, o anel-trava de fixação da homocinética no eixo pode se deformar, dificultando a retirada do componente. Nesses casos, pode ser preciso remover o semieixo inteiro para depois trocar a junta fixa na bancada. Porém, é preciso ter cuidado. Ao tirar o semieixo pode vazar parte do óleo do câmbio, que precisa depois ser reposto”, ensina.

 

O kit de reparação da Nakata é composto pela própria homocinética, por um par de abraçadeiras (grande e pequena), travas, porca, mola-prato, coifa e bisnaga de graxa.

 

Nos casos onde a coifa esta cortada mas a junta está em boas condições pode-se fazer a substituição do kit composto pela coifa, graxa e abraçadeiras.

 

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REMOÇÃO DA HOMOCINÉTICA

 

1. Antes da remoção, constatava-se a necessidade de troca da junta: a coifa estava cortada, denunciando o fim da vida útil do componente

 

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2. Com a roda no chão e o freio acionado, solte a porca da junta em seguida, os parafusos da roda. Geralmente, é necessário desfazer o remanche de fábrica com a ajuda de uma talhadeira para liberar a rosca e retirar a porca. A retirada da porca deve ser feita com soquete de 36 mm com cabo de força.

 

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3. Com o veículo suspenso no elevador, remova a porca e depois os parafusos da roda.

 

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4. O passo seguinte é soltar o terminal de direção, utilizando soquete de 19 mm para soltar a porca. Em seguida, é usado um extrator capelinha para sacar o terminal de direção.

 

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5. Depois, solte o pivô da manga de eixo, utilizando duas chaves de 15 mm para soltar o parafuso. Em seguida, faça uma alavanca para desprender o pivô da manga de eixo. Após desencaixar, gire a direção para o lado para desprendê-la totalmente, puxando para baixo.

 

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6. O ideal para a retirada da homocinética é utilizar um sacador de impacto, puxando a peça para fora em movimentos repetidos, em posição bem alinhada com o semieixo. Mas, atenção: enquanto um profissional retira a junta fixa, outro deve segurar o semieixo para ele não se desprender da caixa de câmbio. Caso seja preciso remover o semieixo completo, use duas alavancas na operação.

 

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7. Depois, solte a abraçadeira menor da coifa.

 

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8. Após retirar a junta, limpe a ponta do semieixo e remova o anel-trava.

 

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PREPARAÇÃO

 

9. Antes de instalar a nova junta fixa, é hora de lubrificá-la, bem como a nova coifa. Utilize a graxa que vem no kit de reparação . Cerca de 50 g vão na junta, na parte das ranhuras, e o restante vai no interior da coifa. “Preencha todas as pistas de trabalho”, recomenda Eduardo Guimarães.

 

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10. Instale a trava de fixação que acompanha o kit de reparo. Utilize alicate específico para fixar a nova trava, com cuidado para não danificá-la.

 

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11. Em seguida, fixe a coifa no semieixo com a abraçadeira menor, obedecendo a marcação. Uma dica: a abraçadeira tem uma saliência, onde deve ser encaixado o alicate.`

 

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INSTALAÇÃO DA NOVA HOMOCINÉTICA

 

12. Encaixe a nova homocinética no eixo alinhando as estrias. Utilize novamente o sacador de impacto, no sentido reverso, para fixar a homocinética, deixando-a bem alinhada. Tome cuidado para a junta não passar pela trava sem quebrá-la. Depois, puxe a junta para fora a fim de verificar se ela está bem travada.

 

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13. Agora é o momento de fixar a coifa na junta, com a abraçadeira de maior diâmetro

 

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14. Antes de fixar a abraçadeira, novamente com o alicate do tipo ponte, deixe entrar ar na coifa com uma ferramenta lisa, que não danifique a borracha.

 

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15. Depois, prenda com o mesmo alicate do tipo ponte a abraçadeira de menor diâmetro.

 

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16. Coloque o espaçador de volta sobre a homocinética (use o antigo, ele não vem no kit). Na sequência, coloque a porca de fixação, sem apertar.

 

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17. Encaixe a junta homcinética no cubo da roda.

 

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18. Na sequência, com o carro ainda erguido, coloque a porca de fixação da homocinética, sem aplicar o torque definitivo.

 

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19. Com uma alavanca, encaixe novamente o pivô na manga de eixo e fixe-os com o respectivo parafuso e porca. Utilize duas chaves de 15 mm, uma para o parafuso e outra para a porca.

 

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20. Fixe o terminal de direção, colocando a porca, com soquete de 19 mm.

 

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21. Uma dica: com álcool isopropílico, limpe o disco de freio para não restarem resíduos de graxa e sujeira.

 

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22. Ponha a roda e os respectivos parafusos, sem apertar. Com o carro no chão, é hora de apertá-los. Em seguida, aperte a porca da junta, usando torquímetro e seguindo a especificação informada no kit de reparo.

 

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23. Com o carro no chão, faça o remanche na porca para garantir uma fixação segura.

 

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24. Rode com o carro para ver se o serviço ficou como o esperado. Não se esqueça de fazer o alinhamento da direção logo após o serviço.

 

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