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Confira a representação do circuito elétrico do ventilador do radiador e do compressor do sistema de ar condicionado da picape da Chevrolet em sua geração baseada no Corsa

Nada mais importante do que se ter a informação técnica e a referência correta para fazer um reparo correto. Se isso já é indispensável na parte mecânica, imagina quando o serviço envolve o chicote elétrico do veículo, que ainda é um mistério para muita gente. O ramo de mecânica automotiva não comporta mais o profissional que trabalha no improviso. É necessário pesquisar, se informar e ser polivalente: só conhecer a parte mecânica não é mais suficiente para trabalhar. Tem que conhecer de eletroeletrônica também.

 

Por isso, nesta matéria, vamos te ajudar fornecendo mais esquemas elétricos para o seu arquivo. Desta vez, trazemos a representação dos circuitos do ventilador do radiador e do compressor do sistema de ar-condicionado da picape Chevrolet Montana 2006, assim, abrangendo seus sistemas de arrefecimento e climatização, além da sinótica do sistema de Carga e Partida. Vale lembrar que esses circuitos servem para as versões que não possuem a unidade BCM que equipou alguns veículos da linha Corsa de segunda geração (da qual a Montana da 1ª geração deriva).

 

 

Certo do diagnóstico, é hora de colocar a mão na massa, tomando sempre alguns cuidados para proteger os componentes elétricos e evitar incêndios. Algumas dicas são:
• Antes de remover a bateria ou desconectar o cabo dos terminais, desligue a chave de ignição e todos os demais interruptores, evitando assim que o componente do semicondutor seja danificado.
• Sempre solte os cabos na seguinte sequência: primeiro o terminal negativo (-) e depois o terminal positivo (+). Na montagem, faça o processo inverso.
• Nunca puxe as conexões pelo chicote elétrico, segure nos conectores para separá-los. Na montagem, um click vai garantir que estão corretamente travados.
• Não exponha conectores e componentes elétricos à água.

 

SISTEMA DE CARGA E PARTIDA