Veterana no lazer e trabalho
VW Saveiro possui reparação simples e rápida para não perder tempo na oficina
texto e fotos Leonardo Barboza
Derivada do Volkswagen Gol há 35 anos, a Saveiro foi feita para o lazer e trabalho bruto. Com capacidade para carregar até 615 kg de carga e 5 ocupantes, a picape possui algumas características particulares em relação ao seu irmão como suspensão reforçada, freios a disco nas quatro rodas e motor EA211 1.6 16V de 120 cv (E) e 110 cv (G).
A versão da Saveiro avaliada foi a Cross Cabine Dupla (R$ 78.990) e toda equipada com pintura metálica, bancos em couro sintético, rodas de liga leve aro 15” Atacama e sistema infotainment “Discover Media” indo para (R$ 82.270).
No geral, Sandro dos Santos, mecânico e proprietário da oficina Dr. American Car, considerou que a VW Saveiro Cross tem reparabilidade bem fácil e tranquila, não exigindo muitas ferramentas especiais com exceção da troca da correia de sincronismo do motor.
ARREFECIMENTO/AR CONDICIONADO
O sistema de arrefecimento é bem simples, possui fácil acesso ao radiador e eletroventilador, as abraçadeiras das mangueiras são todas de pressão, o reservatório de arrefecimento é de fácil acesso e simples manutenção.
O maior cuidado fica no conjunto da bomba d’ água que fica no lado oposto da correia dentada no cabeçote e é composta por duas válvulas termostáticas.
O compressor do ar-condicionado é de fácil acesso e as mangueiras do sistema possuem conexões já conhecidas pelos especialistas.
COXINS
Mesmo com o novo motor EA211 os coxins se mantiveram na mesma posição e com fácil acesso para troca.
DIREÇÃO
Manutenção bem tranquila: é fixada no quadro da suspensão por apenas 4 parafusos.
A bomba hidráulica mudou de posição ficando na parte de trás do motor. Sua manutenção também não possui dificuldade.
ELÉTRICA
Motor de arranque, bateria, módulo da injeção eletrônica e motor do limpador de para-brisas estão bem localizados e não requerem muitos malabarismos na hora de reparar.
A troca de lâmpadas dos faróis dianteiros são fáceis devido ao bom espaço para as mãos.
EMBREAGEM
O sistema de embreagem é acionado através do atuador hidráulico que fica na parte externa do câmbio.
O câmbio está bem localizado e não requer muitas remoções de outros componentes. Os eixos são retirados através dos parafusos estriados 8 mm.
Os cabos da alavanca de marchas são de engates rápidos, facilitando muito a sua remoção e instalação.
FREIOS
Utiliza o mesmo sistema convencional de outros veículos Volkswagen, com fácil acesso e sem necessidade de ferramenta especifica na parte dianteira.
No eixo traseiro, há sistema de freios a disco, exclusivo em picapes dessa categoria. A pinça faz o papel de frear o veículo e segurá-lo quando estacionado.
Assim é necessário o uso de uma ferramenta especial já conhecida pelos mecânicos, que retorna o embolo ao seu ponto inicial na hora da instalação de novas de pastilha de freio.
Uma curiosidade legal é que o parafuso da pinça pode ser retirado tanto com a chave Torx quanto com a sextavada.
A regulagem do freio de mão é feito por baixo, assim como nos demais veículos da linha Gol.
O sistema de hidrovácuo, cilindro- mestre e reservatório do fluido de freio estão bem localizados e de fácil acesso.
A bomba do ABS está localizada próxima ao painel corta-fogo do motor. Além do ABS, ela é responsável pelo ASR, modo OffRoad e sistema de auxílio em subida de rampa.
INJEÇÃO ELÉTRICA
O sistema de injeção eletrônica está bem acessível e fácil reparo. Removendo facilmente a tampa do elemento filtrante do motor, você já tem acesso ao corpo de borboleta e a flauta dos bicos injetores juntos com as resistências aquecedoras que eliminam o uso do “tanquinho de partida a frio”
A remoção dos bicos injetores é feita através de parafusos Torx e o engate dos conectores do chicote é tranquilo.
Sondas lambdas 1 e 2 têm fácil acesso.
SUSPENSÃO
Muito simples e de rápida reparabilidade, não requer ferramenta especial.
A barra estabilizadora possui bieletas de ferro mais resistentes e as buchas são fixadas com apenas dois parafusos sextavados de cada lado e de fácil remoção.
Na parte traseira, o sistema amortecedor é muito simples e de rápida troca.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Com um bom acesso, o tanque de combustível pode ser removido facilmente. O filtro de combustível está bem localizado e seus conectores são de engate rápido.
A bomba de combustível fica localizada embaixo do banco traseiro, com fácil acesso após retirar o assento. Sua reparação é simples.
TROCA DE ÓLEO
Filtro de óleo fica na “cara do gol” e o bujão é com porca sextavada.
UNDERCAR
O sistema de escapamento é bem simples e de fácil manutenção, apenas necessitando de uma maior mão de obra na hora da retirada do catalisador, que passa por cima do quadro da suspensão dianteira.
Para removê-lo é necessário descer o quadro da suspensão e caixa de direção.
Ficha técnica
SAVEIRO CROSS |
Motor Posição: Dianteiro, transversal, Gasolina/Etanol Cilindros: 4 em linha Válvulas: 16V Taxa de compressão: 11,5:1 Injeção de combustível: Injeção eletrônica multiponto Câmbio: Manual, 5 marchas
Freios
Direção
Suspensões
Rodas e Pneu
Dimensões
Capacidades |
Olá! Eu poderia jurar que já estive neste site antes, no entanto depois de ler um eu entendi que é novidade para mim. Felicidade.