Troca da Bomba Hidráulica no Caminhão VW 8-150

 

Confira como deve ser feita a troca da bomba da direção hidráulica em um caminhão Volkswagen 8-150 Delivery, atentando para os detalhes de inspeção preventiva

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Vanderlei Vicário

 

Para identificar a necessidade da troca da bomba hidráulica em veículos pesados, o principal sintoma é a direção ficar pesada para os dois lados. Se não for corrigido, com o tempo, esse problema pode danificar a caixa e o sistema de direção como um todo. Quem afirma é a assistência técnica da LNG, fabricante de bombas hidráulicas e demais componentes voltados para direção.

 

A fabricante aconselha o mecânico a fazer a verificação do estado do óleo no sistema preventivamente a cada seis meses. Se o óleo estiver escurecendo, com uma consistência mais grossa, deve ser providenciada a troca.

 

Um exemplo de como o sistema pode ficar com a falta de manutenção é o caminhão Volkswagen 8-150 Delivery desta reportagem. A bomba removida do caminhão apresentava vazamento em sua tampa além da contaminação do óleo, justificando a direção endurecida devido ao baixo nível de óleo, o que comprovou a origem do problema.

 

Nesse caso, como o óleo contaminado atinge também a caixa de direção e o sistema de mangueira de retorno e pressão, é necessário fazer a sangria do sistema para retirar o óleo velho do circuito e substituí-lo totalmente pelo novo, bem como, a troca do reservatório e do filtro do sistema. Veja a seguir o procedimento executado pela assistência técnica da LNG, seguindo as recomendações de fábrica.

 

Remoção da Bomba Hidráulica e do Reservatório

 

1. Utilize um alicate para abrir e deslocar a braçadeira da mangueira de retorno (1a). Antes de soltar a mangueira, providencie um recipiente para colher o óleo que sairá do sistema. Assim, desconecte a mangueira (1b).

 

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2. Solte a mangueira de pressão com uma chave combinada 24 mm.

 

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3. Retire os dois parafusos de fixação da bomba hidráulica no compressor de ar utilizando chave allen 8 mm.

 

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4. Com o auxílio de uma chave de fenda, desloque a bomba hidráulica do compressor de ar e a remova.

 

Obs: No momento da remoção, observe que existe um arrastador do compressor a bomba hidráulica (chaveta) que liga a bomba com o compressor de ar. Cuidado para que essa cruzeta não caia no momento da remoção da bomba.

 

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5. Com a bomba fora do caminhão, foi possível ver a origem do vazamento pela tampa da bomba. Como o óleo removido também estava escuro e contaminado, também foi recomendada a substituição tanto do filtro quanto do reservatório da direção hidráulica.

 

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6. Inicie a remoção do reservatório retirando o filtro localizado internamente. Basta girá-lo em sentido horário ou anti-horário que se desencaixará.

 

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7. Solte o parafuso de fixação do reservatório com chave L10.

 

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8. Em seguida, libere a presilha de fixação do reservatório com o auxílio de um alicate.

 

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9. Após soltar as abraçadeiras das mangueiras de alimentação e retorno, puxe o reservatório. A peça será trocada por completo, bem como, as mangueiras

 

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Montagem

 

10. Instale as duas mangueiras novas no reservatório novo com a ajuda de um pouco de graxa branca no encaixe. Não se esqueça das abraçadeiras.

 

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11. Encaixe o reservatório novo posicionando as mangueiras em suas respectivas conexões

 

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12. Antes de encaixar a bomba nova, aplique um pouco de graxa branca para lubrificar o anel de vedação, a fim de facilitar o encaixe no compressor de ar.

 

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13. Também para facilitar a instalação, posicione o flange da bomba de forma a encaixar na chaveta.

 

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14. Faça a instalação da bomba, ajustando quando necessário para ter certeza de que a conexão está bem feita. Utilize uma chave catraca com soquete allen 8 mm para facilitar a fixação dos dois parafusos do componente.

 

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15. Rosqueie novamente a mangueira de alta pressão com chave de boca 24 mm.

 

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16. Em seguida é a vez de uma mangueira de retorno, que é presa na bomba por uma braçadeira.

 

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17. Reinstale o filtro da mesma forma que foi retirado: girando-o em qualquer sentido, horário ou anti-horário, para encaixá-lo no reservatório.

 

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18. Complete o reservatório até o nível máximo com o óleo correto para a aplicação, que possui especificação ATF – Tipo A Dexron II SAE 20W.

 

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19. Para eliminar o ar do sistema, faça a sangria. Com o eixo dianteiro erguido e o motor do veículo em modo parado (desligado), vire a direção de um lado para o outro. Faça o procedimento várias vezes até notar que o óleo no reservatório não esteja fazendo bolhas. Depois, faça o mesmo procedimento com o motor do veículo ligado em marcha lenta por aproximadamente 5 minutos. Desligue o motor e verifique o nível de óleo. Se necessário, complete. Não se esqueça de verificar se há vazamentos nas conexões e mangueiras. Caso exista, faça a reparação.

 

Obs: Em outros modelos de veículos, a LNG recomenda sangrar o sistema com o veículo funcionando em marcha lenta, deixando o sangrador da caixa de direção aberto, virando de um lado para o outro, fazendo esse procedimento até eliminar as bolhas de ar.

 

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20. Perceba a coloração escura do óleo velho, denunciando que já era hora de ser trocado. Ao final, complete com o óleo novo até o nível correto do reservatório

 

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