Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Arrefecimento: Substituição da carcaça e válvula termostática Citroën C3


 
Acompanhe o processo de troca da carcaça e a válvula termostática do motor TU3JP 1.4 que equipa os veículos Citroën C3 e Peugeot 206
 

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

Nesta edição da Revista O Mecânico, mostramos a substituição da carcaça e válvula termostática no Citroën C3 2007 equipado com propulsor TU3JP 1.4 gasolina.

 

O procedimento foi realizado por Edson Roberto de Ávila, o Mingau, diretor da Mingau Automobilística, localizada em Suzano/SP. A peça utilizada é produzida e comercializada no mercado de reposição pela Valclei Arrefecimento. Na embalagem, a empresa oferece além da peça, as guarnições de vedação em silicone de alta temperatura e literatura técnica com especificações para a instalação.

 

Diagnóstico

 

1. A temperatura do motor passou a trabalhar mais alta, como se trata de um veículo com eletrônica complexa, o diagnóstico deve ser feito com o equipamento que lê o sistema operacional. Ele mostra a informação que o sensor manda para a unidade de gerenciamento e foi constatado que a temperatura está alta.

 

ed-268-motor

 

2. Após, verificar os outros componentes como a bomba d’ água e válvula controladora de temperatura (termostática). “Neste caso a abertura da válvula é lenta ou enrosca, o que dificulta a passagem do liquido”, explica Mingau.

 

ed-268-motor

 

Desmontagem

 

3. É comum nos motores da PSA a trava da abraçadeira com curvatura, ela é um limitador, deve ser solta com cuidado para não danificar o tubo, pois a peça é de plástico. A ferramenta indicada é o alicate de abraçadeira de aço. Faça movimentos circulares para deslocar a abraçadeira sem mover a mangueira e tocar no tubo.

 

ed-268-motor

 

4. Utilize uma chave de fenda para afastar a ponta da mangueira. Borrife o desingripante na mangueira para desprender, o que facilita a retirada da mangueira sem forçar a tubulação e comprometer o tubo plástico.

 

ed-268-motor

 

5. Na sequencia, soltar a válvula que administra mecanicamente a troca de calor entre o radiador e o motor.

 

Obs: “A válvula está oxidada com película de ferrugem. Isso aconteceu por causa da ausência de aditivo. Esta situação compromete a funcionalidade do componente, o que compromete a passagem do liquido e faz o motor aquecer. Para evitar este problema, o mecânico deve verificar durante as revisões não só a quantidade e as propriedades do liquido de arrefecimento, mas também os sensores e a própria válvula”, aconselha Mingau.

 

ed-268-motor

 

6. Após a desmontagem checar tubos, válvulas, sensores. Avaliar a tubulação, neste caso foi detectado vazamento na cúpula ou carcaça. Ao remover a cúpula note que ela tem posicionamento correto, ordem e valor de aperto, os quais devem ser respeitados para não trincar por excesso de torque e suspender a garantia.

 

Obs: A peça fornecida pela Valclei traz literatura completa com a explicação para fazer os testes e leituras, o posicionamento correto dos parafusos e valores de aperto. Não utilizar produtos adesivos que compromete a instalação.

 

ed-268-motor

 

7. Tirar a carcaça, os parafusos, suporte do chicote, para não danificar o chicote retirar o tubo inferior do sistema.

 

ed-268-motor

 

8. Retirar o conector. Soltar a trava, conector do sensor. Remover o suporte, os parafusos, no total 8, podem ser removidos de forma aleatória. Ela possui o tubo de ligação ao sistema de ar quente, assim, ele também deve ser retirado.

 

ed-268-motor

 

9. A peça anterior foi colocada com cola, por isso apresentou vazamento de óleo lubrificante do motor. Antes de colocar a nova é necessário remover a cola.

 

ed-268-motor

 

Montagem

 

Obs: Antes de instalar o radiador novo, verifique se ele é o especificado. Confira as dimensões a tecnologia (brasado ou mecânico) e se tem o suporte para acoplar o condensador do ar-condicionado.

 

10. Encaixar as guarnições feitas de silicone alta temperatura, não é necessário adesivo. Na sequencia encaixar a peça no local e apontar os parafusos.

 

ed-268-motor

 

11. Com um torquimetro de baixo torque fazer o aperto dos parafusos, seguir a ordem e a recomendação de torque (0,8Nm) indicado no manual de instalação que acompanha a peça.

 

ed-268-motor

 

12. Encaixar a mangueira inferior, usar o silicone liquido, para facilitar a montagem, a abraçadeira elástica foi substituída por abraçadeira normal.

 

ed-268-motor

 

13. Apertar a abraçadeira inferior. Instalar a mangueira do ar quente manualmente, na peça nova o tubo é pré-fixado.

 

ed-268-motor

 

14. Instalar o suporte do chicote o aperto é feito com torquimetro de baixa (0,8Nm).

 

ed-268-motor

 

15. Encaixar a mangueira e abraçadeira na mesma posição, fique atento ao posicionamento correto e procure instalar a abraçadeira na posição que estava.

 

ed-268-motor

 

16. Encaixar e fixar o conector do sensor

 

ed-268-motor

 

17. Direcionar e encaixar a mangueiras na guia, colocar a abraçadeira no ponto que estava anteriormente

 

ed-268-motor

 

18. Abrir o sangrador, não há necessidade de retirar todo porque ele tem um furo interno que facilita a saída do ar.

 

ed-268-motor

 

19. Colocar o liquido de arrefecimento, o produto deve ser diluído, a mistura é composta por água desmineralizada e aditivo (60% água/ 40% aditivo), ficar atento ao momento que escoa no sangrador. Aguardar chegar ao nível marcado no reservatório de expansão e fechar o sangrador.

 

ed-268-motor

 

20. Colocar a tampa, funcionar o propulsor, fazer a leitura com o equipamento de diagnóstico e confirmar se o motor trabalha na temperatura correta.

 

ed-268-motor

3 comentários em “Arrefecimento: Substituição da carcaça e válvula termostática Citroën C3

  1. Concordo com o colega acima, e complemento, a carcaça nova deveria ser de plástico e não alumínio, vejamos que até o s mecânicos experientes comentem erros graves.

  2. Duas coisas interessantes nessa matéria. Primeiro, o técnico da Valclei disse que o vazamento se deu pelo uso de Cola ou Silicone de alta temperatura na carcaça da válvula. Discordo, a própria montadora já produz o veiculo com cola, se não for por falta de aditivo ou algum outro tipo de inconveniente ele funciona muito bem e por muito tempo. Outro detalhe é que depois de feita a troca da carcaça, foi mantido o reservatório imundo de ferrugem, um item que não custa muito e que poderia ser substituído, evitando assim a contaminação do novo aditivo e facilitando a leitura do nível pelo reservatório.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php