Transmissão automatizada e embreagem desenvolvidas pela Eaton no Brasil equipam o caminhão de coleta de resíduos Iveco Tector Auto-Shift Coletor
A Eaton é fornecedora do câmbio UltraShift Plus MHD 10 velocidades e da embreagem 395mm para o caminhão Iveco Tector Auto-Shift Coletor. Segundo a empresa, suas soluções atendem as severas condições do mercado brasileiro, tendo sido desenvolvidas no Brasil para aplicação exclusiva de coleta de resíduos.
A Eaton explica que, devido à alta troca de marchas e um ciclo de paradas constantes exigidos neste tipo de operação, a transmissão automatizada recebeu reforços mecânicos extras, ganhando engrenagens mais resistentes e um software específico.
“A operação de coleta de resíduos tem demandas e necessidades muito específicas, sendo uma das mais exigentes em termos de resistência e desempenho. Por conta do anda-e-para frequente, tempo amplo de marchas baixas e mais uso da marcha ré, é necessário um câmbio que entregue performance diferenciada, aliando durabilidade, conforto e ganhos operacionais à frota. O câmbio Ultrashift Plus MHD 10 velocidades tem todos esses requisitos e foi desenvolvida em solo brasileiro”, afirma Henrique Uhl, gerente de Estratégia de Produto da Eaton.
Além disso, a transmissão conta ainda com um sistema de automação que permite redução de consumo de combustível e baixa manutenção. A empresa destaca que o câmbio automatizado possui controle de marchas feito por um sistema eletrônico, de modo que não há a necessidade de sincronizador, além de a embreagem durar até seis vezes mais. Por fim, quanto ao consumo de combustível, a Eaton afirma que essa transmissão pode entregar uma redução de até 20% quando comparada às versões automáticas do mercado na mesma aplicação.
O sistema tem também diversas proteções para o powertrain, como abuso de embreagem e sobregiro do motor, além de função de auxílio de partida em rampa.
“Com nossa expertise e know-how profundo em transmissões automatizadas, temos a capabilidade para uma melhor integração e performance do veículo. Contamos com conteúdo local e recursos inteligentes para oferecer soluções específicas de acordo com as demandas, sem dependências externas. Acreditamos na tendência das automatizadas no mercado e que logo elas estarão presentes em mais de 50% dos veículos médios e semipesados”, diz Sérgio Kramer, diretor geral para Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da Eaton.