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Eaton terá produção local de válvulas de combustíveis ORVR

Eaton válvulas de combustíveis com tecnologia ORVR

As válvulas de combustíveis com tecnologia ORVR da Eaton reduzem em até 98% as emissões poluentes evaporativas de tanques em veículos de passeio

 

A Eaton anuncia que será a primeira a produzir no Brasil as válvulas de combustíveis ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) ou, em português, Sistema de Recuperação de Gases, destinadas a atender o mercado local.

Segundo a empresa, essa solução reduz em até 98% as emissões poluentes evaporativas de tanques de combustível de veículos de passeio. E isso ocorre nas diversas situações de uso do veículo, como estacionado em exposição ao sol, em movimento no trânsito e, principalmente, no abastecimento em postos.

A tecnologia consiste na combinação de válvulas, redimensionamento de dutos de abastecimento e filtro de carbono, de modo que o sistema não permite que os vapores de combustível escapem para a atmosfera. Assim, eles ficam armazenados e, posteriormente, são usados no momento da partida do motor do veículo possibilitando também ganhos na economia de combustível.

A produção será feita na unidade de Valinhos e as válvulas fabricadas na nova linha atenderão veículos nacionais que devem seguir a legislação Proconve ORVR, que reduz o limite de emissões evaporativas. A resolução número 492 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), determina que, a partir de 2023, 20% dos veículos de cada montadora vendidos no Brasil devam atender à exigência, passando para 60% em 2024 e 100% em 2025.

Desse modo, a Eaton reforça as válvulas do sistema ORVR estarão presentes nos próximos lançamentos das principais montadoras do país. Essas válvulas compõem o Sistema de Recuperação de Gases e já são utilizadas nos Estados Unidos há mais de 20 anos, sendo que em 2020 também entraram em produção para o mercado chinês.

Eaton válvulas de combustíveis com tecnologia ORVR

“A Eaton está sempre trabalhando para atender nossos clientes com as últimas tendências e inovações, e vem se preparando para essa nova legislação, capacitando o time de engenharia local e utilizando recursos globais para desenvolvimento e validação. Estamos com metas de crescimento ousadas, uma vez que a linha tem capacidade de expansão e adequação aos diferentes requisitos das diversas aplicações”, afirma Marcos Janasi, diretor geral de Automóveis e Pick-ups da Eaton.

Para Marcio Seleghin, gerente de Estratégia de Produto da Eaton, como no Brasil todos os veículos produzidos são com tecnologia flex fuel, o sistema precisa atender a todas as exigências requeridas, independentemente do uso de gasolina ou etanol. “Para isso, precisamos desenvolver um componente ainda mais tecnológico, fabricando válvulas de baixa permeabilidade. Tudo isso em meio a um momento único de pandemia no mundo. Tudo foi realizado de forma digital, desde ações de benchmarking com times EATON de outras regiões, até validações com clientes”, completa.

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