Dicas ajudam a aumentar a vida útil do alicate

Conheça alguns cuidados no manuseio e armazenamento no dia a dia que ajudam a preservar o alicate por mais tempo

 

A Irwin oferece em seu portfólio uma ampla variedade de alicates da linha Vise-Grip, que conta com cabos mais macios e confortáveis para entregar melhor ergonomia e evitar acidentes e lesões. A empresa lembra que, tão importante quanto a qualidade do alicate é o cuidado com a ferramenta. Por isso, a Irwin lista algumas dicas que podem aumentar a vida útil do produto.

A primeira dica é não usar a ferramenta para segurar peças próximas da região de solda ou de locais com alta temperatura, pois isso aquece a mandíbula e danifica o tratamento térmico do alicate.

Outras dicas são aplicar óleo lubrificante periodicamente na parte metálica para proteger sua superfície e sempre guardar e transportar o alicate em um local apropriado, como caixas plásticas ou mochilas, em ambiente limpo e seco e distante de objetos pontiagudos e cortantes.

Também não é recomendado usar a ferramenta como um martelo, o que pode trincar ou até mesmo quebrar o alicate. Aliás, a dica é nunca usar o alicate em trabalhos para os quais não foi projetado.

No caso específico dos alicates isolados, usados em serviços elétricos, a dica é manusear e guardar a ferramenta em locais sem objetos que possam perfurar a parte emborrachada. Por isso, antes do uso, sempre inspecione a integridade da isolação elétrica.

Já os alicates com corte exigem atenção à dureza do produto. Algumas precauções que devem ser tomadas incluem não expor a ferramenta a altas temperaturas, não usar martelo para auxiliar no corte, revisar o alicate com isolamento elétrico com regularidade e evitar inclinar o alicate no momento do corte.

Por fim, para o alicate de pressão, a dica é que a regulagem da pressão necessária para travar o alicate deve ser obtida apenas com a força da mão. Ou seja, você deve conseguir destravá-lo acionando o gatilho com apenas um dedo. A orientação é não aplicar golpes no equipamento, principalmente no gatilho de destravamento. Outra recomendação é não encostar o eletrodo no alicate ao trabalhar com solda elétrica, pois isso poderá danificá-lo.

No mais, valem as regras gerais: lubrificação periódica nas áreas em que isso se faz necessário, manter a ferramenta sempre limpa e guardar e transportar em um local adequado.

Comentário em “Dicas ajudam a aumentar a vida útil do alicate

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php