Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Diagnóstico de folgas e ruídos na suspensão e direção

Nakata direção suspensão

Especialista da Nakata dá dicas para fazer o diagnóstico correto e conseguir identificar a origem de folgas ou ruídos nos componentes 

 

Fundamental para o sistema de suspensão, o amortecedor deve ser avaliado com bastante atenção na hora de fazer a manutenção periódica do veículo, especialmente os ruídos que podem ser provenientes dele. Mas há outros componentes na suspensão e na direção que são vulneráveis a ruídos e folgas, conforme alerta a Nakata.

“É fundamental fazer um teste de rodagem com o veículo para tentar identificar de onde vem o barulho e ou folga”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Entre os itens que devem ser avaliados estão: bucha de bandeja, pivô de suspensão, torre do sistema de suspensão do amortecedor, apoio de mola, coxim superior, batente e bieleta.

A empresa explica que, no sistema de direção, as folgas podem aparecer no terminal axial, ligado à caixa de direção. “Com o carro suspenso, para verificar folgas no sistema de direção, basta balançar o pneu com as mãos, movimentando-o um lado do pneu para parte interna do veículo e outro para externa”, orienta o especialista.

Além disso, se as coifas estiverem rasgadas, a graxa do pino esférico é contaminada por impurezas, resultando em folgas excessivas nos terminais de direção e axial.

Por isso, com o veículo no elevador, é importante fazer verificações com a alavanca. “Ao fazer o teste de rodagem, se for constatado, que na aceleração e desaceleração, uma das rodas movimenta-se fortemente para frente e para trás, é indício de folga nas buchas da bandeja”, alerta. Guimarães lembra que é possível fazer movimentos com a alavanca para observar a folga também no pivô, que são fontes de ruído da suspensão.

Por fim, é preciso verificar o estado da mola helicoidal. “Caso o veículo esteja arreado ou desnivelado, apresentando final de curso na suspensão ao passar por lombadas no teste de rodagem, é possível que a mola esteja danificada, comprometendo, assim, o amortecedor e buchas inferiores”, completa.

Comentário em “Diagnóstico de folgas e ruídos na suspensão e direção

  1. Tou com um C3 com ruído no meio do carro como se fosse a cx de direção mas a cx tá ótima o que pode ser

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php