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Diagnóstico de bombas com precisão

O novo equipamento EPS 615 é capaz de simular mais de 130 testes em bombas injetoras e diagnosticar com precisão eventuais danos, o que reduz o tempo de serviço e melhora a qualidade do trabalho.

Carolina Vilanova

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A Bosch lançou para o mercado de reparação veícular de motores diesel uma bancada de testes diagnósticos desenvolvida especialmente para analisar o funcionamento das bombas injetoras. Trata-se da Bancada de Testes Diesel EPS 615, o equipamento é semi-eletrônico, que funciona como um simulador do motor, adequado para diagnosticar e reparar bombas injetoras e reguladores eletrônicos de todas as marcas e em todas as suas aplicações.

As três grandes preocupações da Bosch ao desenvolver esse novo produto foram conseguir atingir o mínimo de consumo e emissão de poluentes com o máximo de rendimento, prezando pelo bom material do cliente e pela preservação do meio ambiente”, explica o sr. Andreas Hammer, gerente de Vendas, Equipamentos de Testes e Assistência Técnica da Bosch para a América Latina.

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EPS 675 conta com um motor de 15KW de potência de saída nominal e integra um sistema computadorizado que monitora os testes das bombas injetoras de maneira eficiente, rápida e precisa, além de gerar relatórios, gravar e imprimir os resultados mensurados. A máquina está apta para realizar mais de 130 testes, como de marcha lenta, plena carga, emissões de poluentes, consumo de combustível, dispersão, LDA (Limitador de fumaça) e partida a frio.A Bosch afirma que o operador da bancada deve ser capacitado e treinado para realizar os testes, que duram em média 2 horas, com competência. “A EPS 615 é 100% computadorizada e imprime todos gráficos do resultado, então o cliente pode ver o que está acontecendo com seu carro, o que valoriza o profissional”, diz.

Em relação à manutenção, a Bosch recomenda uma manutenção preventiva da bomba injetora e bicos injetores uma vez por ano por ano. O equipamento também exige um check-up a cada dois anos, para regular a calibração e garantir a precisão dos testes realizados.

A empresa recomenda que, em eventuais reparos, sejam utilizadas peças originais e recomende ao seu cliente que ele use somente combustível e lubrificantes de boa procedência, elementos que têm grande influência no resultado do teste. Entre os equipamentos de segurança do profissional estão óculos e fones de ouvido.

O básico…

O primeiro procedimento para a instalação de uma bomba para testes na EPS 615 é a preparação da bancada, que precisa ser calibrada a cada dois anos para garantir a precisão dos diagnósticos. É fundamental ainda a utilização de acessórios adequados como porta-injetores, tubulações de alta-pressão e as atualizações da documentação técnica.

1) Apóie a bomba no suporte de fixação e aperte os parafusos.

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2) Conectar a mangueira de entrada de combustível e a de retorno, além de verificar a pressão da válvula de retorno correta da bomba. Em seguida, o técnico deve aplicar o teste de sincronismo e início de débito para acoplar a mangueira de retorno.

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3) Instale a mangueira que faz a simulação do turbo-alimentador.Obs.: Na frente da galeria de bicos está localizada a válvula de retorno da pressão, que varia de acordo com o tipo da bomba que está sendo testada.
(Foto 2A).

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4) Instale a escala de graus para medir o ângulo da alavanca de aceleração do veículo (pedal).

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Conheça alguns testes

A bancada deve estar ligada, com os motores hidráulico e elétrico ligados, e o óleo aquecido na temperatura de 40 C. Também é necessário que inclua os dados cadastrais do cliente e seu equipamento. Inscrever os valores da bomba, de acordo com a família em que pertence, e informar suas características. Veja as simulações dos principais exames da EPS 615.

  • Um dos testes que fazem parte dos ajustes básicos de uma bomba é o de pressão de combustível.

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  • O relógio de comparação mede o avanço da cremalheira da bomba, que é acionada pela alavanca do acelerador.

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  • Cilindros injetando diesel em quantidade irregular podem ser identificados por meio do teste de dispersão.

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  • O teste de LDA (Limitador de Fumaça) pode indicar que o turbo precisa de ajustes. Para remover o LDA, solte os parafusos e desencaixe a peça.

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  • O ajuste dos giros é realizado em marcha lenta e carga plena.

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  • Bloquear a bomba para encontrar o início de débito, que garante a sincronização da bomba com o motor.

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  • Ajuste da pressão de alimentação, alta pressão, pressão de transferência e pressão do LDA.
  • Regulagem de débito do LDA é realizada com o auxílio de uma ferrramenta especial para ajustar o parafuso.
  • O lacre de metal com as descrições de serviço autorizado é a garantia da bomba, além da marcação das tintas, que conferem a eficiência do trabalho. Se a bomba não contar com o lacre, o veículo pode ser multado, pois significa que não está respeitando as leis de emissões de poluentes.
  • Um dos acessórios necessários para realizar o serviço completo é o testador de bicos, que faz a pulverização do combustível como se estivessem operando no veículo. Um por um, todos os bicos são examinados.
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Reparo


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epois dos testes realizados, o profissional tem um documento com as medições registradas daquela bomba, que mostrará eventuais defeitos e desgastes por tempo de uso ou impurezas por contaminação no sistema. O próximo passo, então, é desmontar a bomba e reparar a peça danificada. Veja os principais componentes e os danos que podem apresentar:

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  • pistão do elemento

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  • bicos injetores

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  • válvula de alta pressão

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  • rolamento do eixo

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  • pré-filtro da bomba

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  • eixo de comando

2 comentários em “Diagnóstico de bombas com precisão

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