Desmontamos o motor eletrônico Interact

Ao abrir o motor eletrônico da Cummins é necessário estar atento a alguns detalhes, devido aos recursos tecnológicos que dispõe. Veja as principais diferenças em relação aos modelos mecânicos e mãos-a-obra

Carolina Vilanova

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Para atender às leis de emissões de poluentes Euro III e Conama V, a Cummins passou a comercializar no ano passado os motores eletrônicos da linha Interact, nas versões 4 e 6 litros. Estes modelos mantém a mesma cilindrada e potência dos motores mecânicos da série “B”.
O Interact conta com blocos, cabeçote e pistões redesenhados e produzidos com materiais especiais, além de ter 4 válvulas por cilindro. Estes componentes aliados ao sistema de injeção eletrônica Common Rail e ao conjunto de engrenagens, que foi posicionado na parte traseira do motor, proporcionam melhor desempenho, economia e redução de ruído.
A bomba de combustível de alta pressão, o Common Rail e os injetores são os principais diferenciais deste motor. Devido à sua inteligência eletrônica, o sistema mantem a pressão de injeção em 1.300 bar, a todo o momento e em qualquer rotação. O bico injetor é centralizado e conta com oito furos minúsculos, que pulverizam
melhor o combustível, proporcionando mais desempenho e menos consumo.
Segundo o fabricante, apesar de toda a tecnologia aplicada, esse motor foi projetado para ser reparado de acordo com os procedimentos comuns realizados em um motor mecânico, seguindo as normas de qualidade da marca.
Nesta edição, acompanhamos a desmontagem do Interact, na versão 4 cilindros, e destacamos as principais diferenças que o profissional deve ficar atento em uma eventual reparação.

 

Desmontagem

Como de costume, o técnico deve ter em mãos ferramentas adequadas, peças originais e um balcão limpo para a colocar os componentes que estão sendo removidos. A contaminação do motor ou de suas peças podem causar desgaste prematuro. Lembre-se também que vários itens devem ser recolocados na mesma ordem em que foram retirados do motor.

1 – Primeiramente, remova o filtros de óleo, filtro de combustível e outros periféricos. Retire os chicotes elétricos, inclusive o do Common Rail. Sempre que retirar a fixação do chicote, devese trocar a braçadeira plástica.

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2 – Com cuidado, solte os parafusos que sustentam o ECM (Eletronic Central Module) e remova o módulo.
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3 – Retire os parafusos de fixação dos tubos de alta pressão e, com o auxílio de uma ferramenta especial, remova a tubulação de baixa pressão e linha de retorno.

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4 – Solte os parafusos de fixação do Common Rail, retire a válvula e, em seguida, remova o Common Rail do bloco.

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Para acessar o cabeçote e os bicos injetores:

1 – Solte a tampa de válvulas e remova-a. Depois, retire as canetas dos bicos injetores.
Estes componentes são utilizados para levar o combustível até às válvulas injetoras, que estão localizadas no interior do cabeçote.

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2 – Em cada válvula injetora tem um terminal elétrico. Com uma chave de fenda desaparafuse os conectores e retire os terminais. Os injetores são comandados pelo Módulo Eletrônico do Motor (ECM), que recebem sinal elétrico para definir o tempo de injeção e a quantidade de combustível a ser injetado.

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3 – Remova os balancins. Fique atento, pois esses componentes devem ser reposicionados na mesma ordem em que foram retirados.

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4 – Retirar os bicos injetores na seqüência do primeiro ao quarto cabeçote. Solte os dois parafusos de cada injetor e puxe-o para fora com a ajuda de uma chave de fenda.

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5 – Ao abrir o cabeçote, comece a desapertar os parafusos de fora para dentro. Retirar as duas cruzetas que têm em cada cilindro.

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6 – Remova a carcaça e tire as varetas de tucho. Sempre troque as juntas quando abrir o cabeçote.

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Retentores K7

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Remover o volante do motor para a troca do retentor de óleo. Este componente é denominado K7 e tem vedação dupla (lábio duplo). Tanto na desmontagem quanto na montagem é necessário utilizar uma ferramenta especial ao retirar esta peça. O retentor dianteiro do virabrequim é removido com o mesmo procedimento.

Montagem

A montagem é feita na ordem inversa da desmontagem do motor, respeitando sempre a seqüência da colocação e torques dos parafusos.

Saiba onde estão os sensores:

Sensor dos injetores
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Sensor do atuador da bomba de combustível

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Sensor do commom Rail

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Sensor de temperatura da água

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Sensor de rotação do motor

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Sensor do coletor de admissão

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Sensor da temperatura do combustível

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Sensor de pressão do ar ambiente

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Sensor de temperatura e pressão do óleo

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Manutenção e diagnóstico de falhas

A vida útil do Interact depende de sua aplicação e de como o motorista dirige e cuida do seu veículo. As trocas de óleo e filtros são essenciais para o bom desempenho e durabilidade do conjunto. Por ser eletrônico, o Interact é mais resistente que os motores mecânicos, minimizando o risco de falhas, já que os sensores avisam antes que problema se intensifique.
Os aparelhos de diagnósticos e falhas permitem que a avaria seja detectada de maneira mais rápida e precisa. Os diagramas de sintomas da Cummins separam os problemas de dirigibilidade em duas categorias: motor com baixa potência de saída e baixa aceleração ou resposta insuficiente do motor.

Diagnóstico de falhas

Se o veículo apresenta reações de baixa potência, esta falha geralmente é causada pela falta de fluxo de combustível,
que pode ser resultado de falta de curso total do pedal do acelerador; sensor de pressão defeituoso; restrição excessiva na alimentação de combustível, restrição na admissão, escape ou na linha de retorno de combustível; e linhas de sucção da bomba de combustível soltas.

Tabela de diagnósticos
Baixa aceleração e resposta insuficiente do motor de combustível soltas.

 CAUSA

 O QUE FAZER?

 Vazamento de combustível

 Verifique se há vazamento nas linhas, conexões e no filtro de combustível. Cheque  também as linhas de combustível dos tanques de suprimento.

 Filtro de combustível está obstruído

 Medir o diferencial da pressão de combustível.

 Falha de funcionamento
da bomba de combustível

Veja a pressão de saída da bomba de combustível. Substitua a peça se necessário.

 Restrição na linha de suprimento de combustível
entre a bomba de combustível e os injetores

 Inspecione a linha de suprimento de combustível entre a bomba e o cabeçote dos cilindros. Verifique se há dobras acentuadas que possam causar restrições.

 Vazamento no
conector de combustível

 Faça o teste de desempenho dos cilindros para isolar o cilindro com o conector de combustível defeituoso. Confirme se não há cortes ou danos que possam causar vazamentos no conector e nos injetores.

 Falha no funcionamento
da válvula de alívio de
pressão de combustível

 Meça a restrição na linha de dreno. As vezes é necessário trocar o componente.

 Falha de funcionamento
dos injetores

 Teste o desempenho dos cilindros. Substitua os injetores quando for preciso.

 Restrição no sistema de
admissão de ar acima da
especificação

 Veja se há restrições no sistema de admissão de ar. Substitua o filtro de ar caso a restrição esteja acima do especificado.

 Dispositivos de controle
do J1939 interferindo com
os controles do motor

 Desconecte alternadamente todos os outros dispositivos de controle do J1939 do circuito datalink até restabelecer a comunicação ou a função.

 Folga do rotor do
turbocompressor fora de
especificação

 Verifique a folga radial dos rolamentos e a folga axial. Inspecione o turbo e repare ou substitua-o.

 Ajustes de válvulas e
injetores incorretos

 Meça e ajuste os parâmetros das válvulas e injetores.

Dicas da Cummins para detectar problemas com mais facilidade:

  • Ouça atentamente as reclamações do cliente.
  • Analise com cuidado o problema.
  • Relacione os sintomas aos sistemas e componentes do motor.
  • Considere qualquer manutenção ou reparo que já tenham sido efetuados no veículo e que podem estar relacionados à reclamação.
  • Repita as verificações antes de iniciar a desmontagem do motor.
  • Resolva o problema usando os diagramas de diagnóstico de falhas e comece pelos procedimentos mais simples.
  • Determine a causa do problema e faça um reparo completo.
  • Depois de executar os serviços, ligue o motor e certifique-se de que a causa da reclamação foi corrigida.

6 comentários em “Desmontamos o motor eletrônico Interact

  1. Olá, Carlos. Para direcionar sua pergunta para nosso consultor técnico, por favor, envie a dúvida pelo formulário no link https://omecanico.com.br/contato/. Selecione “dúvida técnica” no assunto e inclua o link da reportagem a que se refere, se for o caso. Assim que tivermos retorno enviaremos a resposta por e-mail.

  2. Trabalho com Geradores, atualmente esta acontecendo com o motor Cummins mod. QSL 9 que a bomba elétrica não consegue o suficiente escorvar a bomba de alta. Conclusão tem partida mas não pega. Em outro motor, foi trocada a bomba e constantemente apresenta o mesmo defeito, injetamos WD 40 na linha de entrada do ar, funciona por um bom periodo e volta a apresentar o mesmo defeito. Não estou achando uma saída, poderia me orientar. Obrigado.

  3. Boa tarde, tenho uma F250 ano 2008 4×4 com motor cummins eletronico 3.9. Esse carro deu uma entrada de ar q se acumulava no cabeçote do filtro do diesel e na central eletrônica, após fazer vários testes o único problema encontrado foi microbolhas vindo do tanque q apos andar uns 110 km ou desligasse o carro o mesmo não funcionava mais sem antes bombear no cabeçote do filtro.
    Foi feito vários testes inclusive de vácuo e não foi achado nenhuma entrada de ar, mesmo assim quando funciona o ar aparece, obs: foi colocado mangueiras transparente em todo o sistema , do tanque ate a bomba de baixa e vemos pequenas bolhas.
    O problema das bolhas persiste, porém resolvi o problema de não funcionar mais após parar, invertendo a entrada de diesel, ao invés de vir do tanque passar pelo filtro ir para a central eletrônica para refrigerar e depois ir para bomba de baixa, agora o diesel vem do tanque refrigera a central eletrônica passa pelo filtro e vai para bomba de baixa.
    Resumindo o ar permanece no sistema porem nao fica mais criando bolsa de ar no cabeçote do filtro e na central eletrônica

  4. tenho um cargo 815 eletronico
    defeito,ando o dia todo sem problemas, mas se eu desligar o motor por 10 minutos ao liga-lo novamente ,ele pega e morre, ai so tirando a mangueira de entrada do filtro e sugar ate nao vir mais ar com diesel,ai ele pega e fica normal.
    alguma valvula de retençao ? pode me dar ua dica?

  5. apos trocar a junta do cabecote da f250 ano 2010 motor cummins interact ela comecou a falhar e o acelerador nao responde e luz de injecao fica acesa,alguem pode me ajudar sobre o que poderia ser

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