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Delphi explica luzes de alerta no painel

Saiba qual o significado de cada uma no painel de instrumentos do veículo e como elas auxiliam no diagnóstico

A Delphi Technologies preparou um manual que facilita a vida dos motoristas para identificar anomalias no funcionamento do veículo. De acordo com o técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, Lucas Kozma, quando a chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se acendem: “Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estão funcionando adequadamente. Após um intervalo que varia de três a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes à alguns sistemas do carro”.

O técnico informa que as lâmpadas do painel são classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada. “Neste caso, é possível rodar com o veículo por um tempo, mas é recomendado levá-lo para uma oficina para uma análise”.

Já as vermelhas advertem problemas graves. Por isso, o veículo deve parar imediatamente, pois o automóvel pode estar com danos graves e prejudicar a segurança dos passageiros.

As lâmpadas verdes e azuis indicam que algum dispositivo está ligado, por exemplo, faróis, piscas, piloto automático e luz de neblina.

Além das cores, cada luz do painel apresenta um símbolo com um significado diferente e cada figura indicará qual parte do veículo está acionado ou com problemas.

Luz do freio:


Indica problemas na bateria do carro. “Ela também pode indicar problemas no sistema elétrico e falta de carregamento de energia pelo alternador. Caso permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”, informa Kozma.

Luz de temperatura do motor:

Indica aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô. Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente”.

Luz do óleo:

Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”.

 

Luz de carga da bateria:

Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”.

Luz dos airbags:

Indica que o sistema de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas caso ocorra um acidente. “É muito importante ficar atento neste ponto, e procurar uma oficina caso essa luz acenda”.

Luz de reserva do tanque de combustível:

Segundo Kozma, ela indica que o tanque de combustível está na reserva e que o veículo terá apenas alguns quilômetros de autonomia. “Quando isso acontece, a temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça. Isso também pode reduzir a vida útil do conversor catalítico”.

Luz da injeção eletrônica:

Ela indica algum defeito no motor. “Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”. O técnico também explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo combustível, ou ele é simplesmente de baixa qualidade. Se esta luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento, é importante buscar uma análise corretiva do sistema.

Luz do ABS (Antilock brake system):

Símbolo obrigatório desde 2014 em veículos novos vendidos no Brasil. Kozma explica que esse sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência. “É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem”.

Luz do EPS (Electric Power Steering):

Se trata de um sistema de direção com assistência elétrica, que permite maior maciez ao movimentar o volante. “Caso haja algum problema no sistema, a direção não deixará de funcionar, todavia, perderá a assistência”, afirma Kozma. “A falta desse auxílio dificultará manobras e a própria condução do veículo”.

 

Luz do ESC (Electronic Stability Control):

Kozma ensina que o ESC é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como: sensor de velocidade de cada roda e sensor de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória fazendo a distribuição da frenagem, em cada roda. “Essa luz acende quando o veículo é ligado e se apaga após alguns segundos”, diz. “Se trata de um sistema de segurança ativo, porém, se luz permanecer acessa continuadamente, há um problema no sistema”.

O ESC pode ser desativado por meio de um botão no painel e uma luz indicará que ele está desligado. Entretanto, Kozma recomenda esta ação apenas quando o motorista estiver em um terreno de baixa aderência como areia, cascalho ou terra para facilitar a movimentação inicial do veículo.

 

Luz do imobilizador:

Indica uma falha de comunicação entre uma chave de injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado. “Caso ele esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza Kozma.

 

Indicador de aquecimento de combustível:

Indica que o sistema de partida à frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “Geralmente, a partida do motor é liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema”, avisa Kozma.

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