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Conheça os 3 critérios avaliados nas etiquetas coladas nos pneus

Informações colocadas nos pneus fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE

Conheça os 3 critérios avaliados nas etiquetas coladas nos pneus

No Brasil, os pneus só podem ser vendidos com etiquetas coladas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE. Essas informações colocadas nos pneus levam em consideração três critérios. Veja quais são:

O primeiro ponto levado em conta é a resistência ao rolamento, que representa a força contrária à rotação do pneu, quando está em movimento. Quanto menor for a resistência, mais eficiente será o pneu, fazendo com que o veículo fique mais econômico. A categoria A são os mais bem avaliados e a categoria G os menos eficientes.

O segundo critério é a aderência em pista molhada, que mostra a distância percorrida pelo carro durante o processo de frenagem, sendo os que levam a nota A percorrem menos tempo para frear e o contrário são categorizados com G.

Por fim, o terceiro critério é o ruído externo, que são avaliados os níveis de emissão sonora produzidos pelos pneus em um veículo. Esse teste é realizado com o motor desligado e o som é captado por um aparelho de captação de ruídos. Segundo o PBE, os veículos de passeio devem emitir 75 dB, veículos comerciais leves 77 dB e ônibus e caminhões 78 dB.

Esses critérios foram estabelecidos em coordenação com a indústria de pneus e os reguladores governamentais para criar uma abordagem padronizada e transparente que permita aos consumidores fazerem escolhas informadas na compra de pneus. Essa etiquetagem ajuda a promover a eficiência energética e a segurança no trânsito, ao mesmo tempo que incentiva a inovação e a produção de produtos mais sustentáveis e seguros.

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