Missão empresarial reuniu visitas técnicas, contato com novas tecnologias e experiências em fábricas e museus da indústria automotiva alemã
O CONAREM (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) realizou recentemente uma missão empresarial até a Automechanika Frankfurt 2026. Os empresários brasileiros do setor de retíficas participaram de diversas atividades técnicas, comerciais e culturais nos arredores da Alemanha. A iniciativa da entidade foi realizada entre os dias 2 e 12 de setembro.
😁 Leia a edição da Revista O Mecânico completa
👉🏼 Acesse vídeos de procedimentos no nosso YouTube
📱Para quem vive de mecânica, siga no Insta: @revistaomecanico
Missão incluiu visitas a fábricas e centros automotivos
Além da Automechanika Frankfurt, uma das principais feiras internacionais do segmento automotivo, o roteiro passou por fábricas, museus e espaços ligados à indústria automotiva alemã.
Em Neckarsulm, os participantes conheceram a fábrica e o showroom da Audi. Já em Stuttgart, o grupo visitou o Museu da Mercedes-Benz e o Museu da Porsche. Inclusive, eles passearam pelas fábricas da Mercedes-Benz em Sindelfingen, voltada à produção de automóveis, e em Wörth. Esta última é focada na produção de caminhões. A programação também incluiu o Museu BMW e o BMW Welt, em Munique, além do Deutsches Motorradmuseum, dedicado à história das motocicletas.
Outro destaque foi a visita à Motorworld, complexo que reúne automóveis esportivos e antigos, concessionárias, oficinas, lojas, hotéis e bares temáticos. O espaço reúne veículos de marcas como Aston Martin, Ferrari e Lamborghini.
O roteiro ainda passou por cidades como Schwangau, próxima à fronteira com a Áustria; Ettlingen, na divisa com a França; Heidelberg, onde foi criada a primeira universidade da Alemanha; Wiesbaden, capital de Hessen; e Frankfurt, sede da feira.
Experiência busca aproximar tecnologia da realidade das retíficas
Segundo José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, a missão permitiu ampliar a visão dos empresários sobre as transformações que podem influenciar as operações das retíficas no futuro. O executivo contou que essa Missão Empresarial foi uma imersão sobre tecnologia para o setor de retíficas e que foi além de uma visita à Automechanika Frankfurt 2026. O evento deste ano combinou área técnica, com olhar para o futuro e ainda movimentou a parte cultural.
Laguna pontuou que o evento deste ano combinou área técnica, com olhar para o futuro e ainda movimentou a parte cultural. De acordo com o CONAREM, o contato direto com fabricantes, fornecedores, equipamentos, tecnologias e diferentes modelos de negócios ajudou os empresários a identificar soluções aplicáveis à realidade brasileira.
Nesse contexto, a experiência internacional também busca contribuir para melhorias na gestão e nas operações das empresas. A proposta é ampliar o conhecimento técnico e estimular a modernização das retíficas de motores no país. José finalizou dizendo que essa Missão Empresarial também tinha o intuito de promover capacitação e troca de conhecimentos entre empresários brasileiros do setor.





