Como fazer a troca da correia banhada a óleo do Onix 1.0 Turbo; vídeo e passo a passo completos (PARTE 2)

Montagem requer atenção com as polias, tensionadores e com o torque correto de aperto dos componentes no motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 116 cv

texto Felipe Salomão    fotos Vitor Lima & Vinícius D’Angio

Na primeira parte dessa reportagem publicada na edição passada e, também em nosso site, mostramos o kit da Dayco, as ferramentas e lubrificante corretos. Pois bem, agora na segunda parte, que finaliza esse passo a passo da troca da correia sincronizadora banhada em óleo do Onix, detalhamos a montagem que requer atenção com as polias, tensionadores e com os torques corretos de apertos dos componentes no motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 116 cv do Chevrolet Onix fabricado a partir de 2019 modelo 2020.

Contudo, antes da montagem é preciso dizer que vamos manter a numeração do passo a passo, assim junto com a primeira parte será mais fácil de fazer a manutenção, seguindo uma numeração única. Por isso, começa a partir do passo 46.

Veja o passo a passo

Montagem

46) Primeiro passe a correia pela parte interna do motor para facilitar a montagem da polia de admissão. Observação: Quando ela não tem seta direcional pode montá-la com logo voltado pelo lado esquerdo ou direito)

47) Faça o mesmo processo com as mãos para montar a polia de escapamento, sempre encostando o parafuso. Observação: Mesmo sendo uma polia sem chaveta ela tem uma marcação na parte superior e é sempre bom deixá-la para cima.

48) Coloque o tensionador na devida ancoragem e não retire o pino trava para não causar um acidente, encoste o parafuso até o final para depois colocar o rolamento guia.

49) Após encostar o parafuso do tensionador, coloque o guia rosqueando com cuidado e bem devagar, pois a correia já está em posição.

50) Desça o carro do elevador e verifique o posicionamento das polias de comando para encaixar a ferramenta.

51) Depois de fazer essa verificação suba o carro novamente para realizar o tensionamento. Sempre retire o pino trava do tensionador sobre a correia para realizar o tensionamento. Observação: Um detalhe importante é que a maioria dos motores da GM tem o tensionamento anti-horário, mas os motores Ecotec e CSS Prime o tensionamento é realizado no sentido horário. Por isso, olhe sempre a seta direcional no tensionar. Também é importante olhar a marcação ideal do tensionamento, sendo que para o primeiro giro do motor deve-se deixar 10 graus acima e realize duas voltas no motor para ver se a posição
está ideal.

52) Coloque a ferramenta 131016 e posicione os Allen de 4 mm e posteriormente encaixe a ferramenta no eixo do comando e, por fim, realize o torque de 20 Nm na ferramenta.

53) Com uma chave allen de 4 mm retire a ferramenta do comando.

54) Com um auxílio de outro mecânico trave o comando com a chave 32mm e com uma chave 22 mm e um torquímetro no eixo central do comando aplique 30 Nm de torque mais
65 graus.

55) Após realizar o torque no comando de válvula, retire as ferramentas do comando, o pino trave, a ferramenta da cremalheira e dê duas voltas no motor para ver se tudo deu certo.

56) Posicione a polia damper com uma chave 24 mm e dê dois giros completo no motor sempre devagar e com cuidado.

57) Posicione o pino no volante do motor para conferência do ponto de ignição.

58) Ferramenta encaixada, confira o comando de válvulas, que devem encaixar perfeitamente.

59) Retire a polia damper com uma chave 24 mm.

60) Realize o torque no tensionador de 36 Nm.

61) Posteriormente realize o torque no rolamento guia de 36 Nm.

62) Coloque a capa protetora inferior da correia. Observação: sempre que trocar a correia troque a capa protetora inferior, pois ela é muito fina e vai cola, uma vez que ela muito fina pode dar vazamentos futuros. Sempre coloque com cuidado, pois ela tem o retentor do virabrequim integrado a polia.

63) Encoste todos os parafusos da capa protetora em X sempre do meio para as pontas para que não tenha vazamentos posteriormente.

64) Aplique o primeiro torque de 4 Nm nos parafusos de 8 mm da capa protetora inferior. Já o segundo é de até 8,5 Nm, mas a Dayco recomenda chegar em até próximo de 6 Nm. Faça o aperto sempre em X.

65) Espere o tempo de cura da cola, que é entre 12h e 24h.

66) Retire as ferramentas do comando e o pino do volante do motor e, por fim, instalar a ferramenta para travar a cremalheira.

67) Aperte o parafuso central da polia damper aplicando o torque 150 Nm de torque mais 150 graus de ângulo.

68) Depois de instalar a polia damper, aplique o torque de 22 Nm no tensionador da polia Poly-V.

69) Com o tensionador no lugar, instale a correia Poly V. Como o tensionador está travado com pino central facilitou a aplicação.

70) Retire a ferramenta de travamento da cremalheira para instalação do motor de partida. Tenha atenção com a instalação de todos os sensores periféricos.

71) Coloque o parafuso inferior primeiro para facilitar a montagem.

72) Coloque o suporte das conexões que é preso no bloco do motor.

73) Após reconectar todos os conectores no motor de partida, instale o coletor de admissão, que tem cinco parafusos de 10 mm.

74) Depois disso, instale todos os conectores partindo das mangueiras, TBI e até o tubo do intercooler.

75) Coloque as solenoides mantendo as mesmas ordens que estavam antes da desmontagem.

76) Instale a tampa de válvulas, lembrando que tem o processo de aperto em formato de X para não empenar a tampa. Encoste apenas os parafusos que são de tamanho padrão.

77) Após encostar todos os parafusos da tampa de válvulas, faça o torque pelo meio e depois cruzando para que não haja vazamento pela tampa. O primeiro torque é de 4,5 Nm e o segundo torque é de 8,5 Nm.

78) Instale o cano de retorno do sistema de arrefecimento, seguindo com a instalação da mangueira do intercooler, mangueira de respiro, entre outros componentes periféricos. Claro, sempre seguindo o processo inverso da desmontagem.

79) Instale todos os conectores seguindo o processo inverso da desmontagem.

80)    Por fim, reinstale a bateria no veículo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php