Como fazer a análise do sincronismo – Motor 1.4 TSI EA211

Procedimento consiste em examinar os sinais emitidos pelos sensores de fase e rotação

O sincronismo adequado do motor é fundamental para garantir que as válvulas se abram e fechem nos momentos certos, possibilitando a entrada correta de ar e combustível, bem como a liberação dos gases resultantes da combustão. Pensando nisso, a revista O Mecânico apresenta uma análise dos sinais de rotação e fase do motor para verificar o sincronismo do motor 1.4 TSI.

Esse motor 1.4 pertence à família EA211, e tem quatro cilindros, turbocompressor, injeção direta e variação nos comandos. Ele equipou e ainda equipa diversos veículos do grupo Volkswagen, como T-Cross, Taos, Tiguan, Audi Q3, A3 e outros veículos. Na configuração atual, esse motor entrega 150 cv e 25,5 kgfm.

Para iniciar a análise do sincronismo, é preciso utilizar um osciloscópio. O sinal 1 será do sensor de fase da admissão, enquanto o sinal 2 será proveniente do sensor de rotação. O sinal 3 se refere à ignição do primeiro cilindro e o sinal 4 é do sensor de fase do escapamento. Com as conexões feitas, basta comparar o sinal de referência da imagem abaixo com os valores encontrados no veículo em teste.

Por fim, é importante analisar o sincronismo do motor, visto que um descompasso entre as válvulas de admissão ou escape pode ocasionar falhas ou até danos, como no caso da troca incorreta da correia dentada de sincronismo.

Mecânico Pro

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php