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Troca da turbina do motor EA211 TSI é simples, mas periféricos merecem atenção

Peça apresenta sinais de como óleo baixando e ruído mas substituição é simples, diz técnico da Borg Warner

texto Felipe Salomão   fotos Vinicius D’Angio e Lucas Porto

O motor EA211 TSI chegou ao Brasil em 2015, equipando o pequeno up!. De lá para cá, essa motorização passou a equipar outros modelos com alto volume de vendas da Volkswagen como o Polo, Nivus, Virtus e T-Cross, que foi lançado em 2019 no mercado nacional. Claro, esses veículos já estão presentes no cotidiano das oficinas por diversos problemas, inclusive, com a turbina. Em vista disso, a Revista O Mecânico foi até a fábrica da BorgWarner para realizar a troca da peça no motor EA211 TSI do Volkswagen T-Cross 2022/2023, que é de simples substituição, mas o amigo mecânico não pode esquecer dos periféricos durante o processo. Também é importante alertar o cliente sobre a utilização do óleo recomendado pela montadora. Um dos “sintomas” do problema é o baixo nível de lubrificante ou ruído fora do comum na peça o que indica falha de funcionamento.

Como saber que a turbina não está funcionando de forma correta

Sim, é insistir no mesmo assunto, mas a manutenção preventiva não deixa grandes problemas surgirem se ela for feita de maneira correta. Por esse motivo, o que você, leitor, irá ler a seguir é exatamente para seguir as revisões e padrões recomendados pela fabricante, sem mágicas ou gambiarras. Ademais, alguns sinais mostram que a turbina não está boa, como explica Dênis Gomes Jardim, Técnico de Laboratório e Teste da BorgWarner. “Um dos principais indicativos é a queima de óleo e um nível de óleo muito baixo, além de um ruído muito alto vindo da turbina. Outro ponto determinante para a vida útil da turbina não ser comprometida é utilizar o lubrificante correto e combustível de boa qualidade”, pontuou.

De acordo com a BorgWarner, que é fornecedora original da turbina para o SUV da Volkswagen e, também, para o mercado de reposição tanto com o turbocompressor quanto com o conjunto rotativo, a vida útil da turbina está atrelada à vida útil do motor. Consequentemente, se o proprietário do veículo realizar as revisões regulares como é especificado pela montadora, a turbina irá durar enquanto o motor estiver em bom estado. Aqui, amigo mecânico, é importante observar a fala de Marcus Paulo Rodrigues Silva, que é Engenheiro de Aplicações de Aftermarket da BorgWarner, para informar o cliente sobre erros comuns que podem acabar com a peça. “Um dos erros mais comuns cometidos pelos proprietários do Volkswagen T-Cross é não manter a manutenção regular do veículo, que é coisa simples como a troca do óleo do motor, o filtro de óleo do motor e o filtro de ar no tempo correto. Isso é importantíssimo para manter a vida útil da turbina”, salientou o engenheiro.

Outra recomendação fundamental para o amigo mecânico, é sempre quando houver a substituição da turbina fazer a troca dos periféricos. Aqui vale dizer para o cliente, que não é possível fazer a troca apenas da turbina para economizar dinheiro no serviço, uma vez que é necessário substituir a junta de coletor de escape, a junta de entrada do fluído de arrefecimento e, também, a junta da saída de ar da turbina. Por fim, realizar a troca do óleo do motor (VWlubrificantes) e completar o fluido de arrefecimento (SC108065), sempre utilizando o indicado pela montadora. Já o scanner deve ser passado sempre quando apresentar algum erro. Após a instalação da nova turbina é necessário verificar ruídos estranhos e quando funcionar o veículo ficar atento para fumaça branca ou azul saindo do escapamento, que indicam queima de óleo no turbocompressor.

 

Óleo Correto para o Volkswagen T-Cross

Antes de chegarmos ao passo a passo da troca da turbina do Volkswagen T-Cross, é preciso saber qual óleo do motor usar. Pois bem, o recomendado pela Volkswagen é o Maxi Performance da Shell 5W-40 VW 508 88/509 99. É importante dizer que esse lubrificante também é indicado para o Virtus TSI, Polo TSI e Nivus TSI, pois todos são equipados com motor EA211 TSI 1.0 litro, que entrega até 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Se o amigo mecânico quiser dados sobre o lubrificante correto da linha Volkswagen, basta apontar o celular para o QRCode. Além dessa reportagem, temos outras matérias no site da Revista O Mecâncio que indicam o óleo do motor correto do Chevrolet Onix, Ford Ka, Fiat Strada Turbo, entre outros.

Desmontagem

1)   Retirar mangueira da entrada de ar para caixa de filtro utilizando um alicate de torque constante para remover abraçadeira.

2)   Com o mesmo alicate faça a remoção da abraçadeira que segura a caixa do filtro de ar.

Observação: Ao retirar a abraçadeira é importante deixá-la plugada diretamente na saída do filtro de ar, o que irá ajudar na montagem.

3)   Com as mãos, retire a pressurização da turbina, começando pelos periféricos, além de desconectar o sensor de pressão. Utilize uma chave de fenda para auxiliar na remoção da pressurização. (3a, 3b, 3c, 3d) Observação: É preciso ter bastante cuidado para não quebrar as “garras” da peça e nunca esquecer de proteger as tomadas de ar para não cair sujeira ou alguma peça dentro do motor. (3e)

4)   Utilize uma chave multidentada M10 para retirar o parafuso do suporte da turbina.

5)   Utilize uma chave Torx de 30 mm para retirar o Blowby (5a e 5b)

6)   Com as mãos remova as duas travas da interligação da turbina com o tubo de pressurização.

7)   Utilize uma chave allen de 6 mm para retirar abraçadeira do escapamento.

8)   Utilize uma chave de boca de 13 mm para retirar o parafuso do suporte do escapamento.

9)   Utilize uma chave de boca de 13 mm para retirar as porcas que seguram o catalisador.

10) Com as mãos afaste o escapamento para ter acesso ao retorno de óleo.

11) Utilize uma chave Torx de 30 mm para retirar o retorno de óleo (11a) Observação: Sempre coloque um pano abaixo da peça, pois irá vazar óleo do motor (11b)

12) Com as mãos remova o conector do atuador.

13) Utilize um soquete de 12 mm e uma chave articulada para retirar as porcas da turbina.

14) Utilize uma chave Torx 30 mm para retirar o tubo da entrada de água da turbina.

15) Com uma abraçadeira plástica prenda o tubo da entrada de água, que ficará vedado permitindo fazer a remoção da turbina.

16) Utilize uma chave Torx 30 mm para retirar o tubo da entrada de óleo.

17) Desloque o tubo da entrada de óleo para lateral e faça a retirada da turbina com cuidado.

Na bancada

18) Com a turbina na bancada faça a retirada do ressonador de ar para fazer a instalação da nova turbina, utilizando uma chave Torx 30mm (18a)

Observação: Sempre troque as vedações do coletor do escapamento, a junta do arrefecimento e do tubo de arrefecimento, além da vedação da turbina. (18b)

19) Utilize a chave Torx 30 mm para instalar o circulador de ar aplicando 8Nm de torque com torquímetro.

20) Com as mãos faça a instalação do anel de vedação da turbina (20a e 20b)

Instalação

21) Utilize a chave Torx 30 mm para instalar o tubo da entrada de óleo.

22) Coloque as porcas da turbina como um guia para facilitar no alinhamento do catalisador com a turbina.

23) Encaixe o catalisador na turbina e faça o apontamento das porcas sem aplicar o torque.

24) Encaixe abraçadeira na turbina e no catalisador, utilizando o parafuso como um guia sem aplicar o torque.

25) Com um soquete de 12 mm e uma chave articulada faça o primeiro aperto das porcas da turbina e com torquímetro aplique 25Nm de torque.

26) Instale o catalisador com uma chave de boca de 13 mm.

27) Faça a instalação do retorno de óleo utilizando uma chave Torx 30 mm aplicando torque de 9 Nm com torquímetro.

28) Faça a ligação do plugue do atuador com as mãos.

29) Coloque o parafuso do suporte do catalisador utilizando uma chave de boca de 13 mm (29a) e, também, aplique o torque de 15 Nm do parafuso da abraçadeira com torquímetro (29b)

30) Aplique o torque de 9 Nm com torquímetro do parafuso da entrada óleo.

31) Faça a instalação do tubo de arrefecimento, lembrando de fazer a instalação da nova junta. Observação: para facilitar a instalação já deixo o parafuso no tubo arrefecimento para servir de guia.

32) Aplique o torque de 15 Nm com torquímetro no parafuso do tubo de arrefecimento.

33) Utilize a chave multidentada M10 para instalar o parafuso do suporte da turbina aplicando o torque de 20 Nm com torquímetro.

34) Faça a instalação do Blowby com a chave Torx de 30 mm e aplique o torque de 8 Nm com torquímetro (34a e 34b)

35) Faça a instalação da conexão da pressurização e do tubo de pressurização (35a e 35b)

36) Faça a conexão da válvula EGR e encaixe o tubo no local correto.

37) Faça a instalação da pressurização com as mãos.

38) Ligue o conector do sensor de pressão e finalize a montagem do tubo de recirculação.

39)  Por fim, encaixe o filtro de ar fazendo o mesmo processo do filtro de ar.

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