Motor pode apresentar falhas quando existem problemas nesse componente
Essencial para o cálculo da quantidade de combustível a ser injetado, o sensor MAF (Mass Air Flow – Fluxo de Massa de Ar) mede a quantidade de ar que é admitido no motor. Dessa forma, como problemas nesse componente podem causar falhas no funcionamento do propulsor, a revista O Mecânico traz o procedimento de diagnóstico do sensor MAF do Nissan Sentra 2.0 MR20DE.
O motor 2.0 MR20DE é aspirado e tem quatro cilindros, entregando 140 cv de potência e 20 kgfm de torque. Os valores de referência apresentados são válidos para os veículos de 2018 para frente, com a ECU ME 17.9.55
Para iniciar o processo de diagnóstico, a primeira etapa é verificar se existem códigos de falha, que costumam ser P0100, P0101, P0102, P0103 ou P0104. O próximo passo é analisar o sinal de tensão gerado pelo sensor MAF na condição de 3000 rpm do motor, que deve ficar em torno de 1,8V conforme imagem de referência.
Outra etapa importante é checar todos os pinos e conexões do sensor MAF à ECU, analisando os valores de cada pino e procurando por rompimentos, oxidação, mal contato ou danos. Os valores de referência e numeração das conexões estão apresentados nas imagens abaixo.