Defeitos no componente podem fazer com que o tempo de abertura das válvulas seja prejudicado
Para melhorar o consumo de combustível e aumentar potência, os comandos de válvulas com variação permitem maior elasticidade do motor. Para acionar o sistema são necessários atuadores, dos quais a Revista O Mecânico mostra o processo de diagnóstico para os componentes presentes no Toyota Yaris 1.3, para facilitar a sua manutenção.
A motorização de 1.3 litros que equipa o Yaris, denominado 1NR-FBE, possui variação nos comandos de válvulas da admissão e escapamento. A potência máxima é de 101 cv, enquanto o torque é de 12,9 kgfm, entregues via um câmbio do tipo CVT ou manual de seis marchas. Os valores de teste apresentados são válidos para os atuadores presentes nesse motor 1.3.
Para iniciar o diagnóstico, é preciso verificar a tensão de ativação dos atuadores, que deve ser de 0 ou 12 V, que significa que ele estará atuando ou não. Caso o valor encontrado seja menor que 12 V e maior que 0v, pode sinalizar que a tensão que chega nele é insuficiente.
Também, é importante verificar a resistência elétrica entre os pinos 1 e 2 do atuador, que deve ter valor aproximado de 8,3 Ω, em uma temperatura de 20ºC. Além disso, verificar as conexões entre o componente e a ECU pode ajudar a encontrar curtos-circuitos, rupturas nas conexões e problemas nos terminais.
Diagrama do atuador da variação no comando de válvulas de admissão
Diagrama do atuador da variação no comando de válvulas de escapamento