Fabricante alerta para o risco de se instalar uma correia automotiva falsificada; Contitech dá seis dicas para verificar a legitimidade da peça
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Divulgação
Todo cuidado é pouco para verificar a procedência e a qualidade da peça que você, amigo mecânico, está aplicando no veículo do seu cliente. Instalar uma peça falsificada não só é garantia de problema para o carro: é também colocar em risco a vida de todos os ocupantes dentro do veículo. Ainda mais quando se trata de uma peça vital para o funcionamento do motor como as correias do motor, cujo custo é irrisório perto do prejuízo que pode causar ao arrebentar durante o uso.
A equipe técnica da fabricante de autopeças ContiTech, marca do Grupo Continental, afirma que uma correia sincronizadora falsificada pode causar danos ao motor, como empenamento das válvulas de admissão e escape e desgaste no cabeçote. Além do custo financeiro ao danificar as peças internas, a quebra do componente pode gerar sérios riscos de acidente.
Para evitar problemas, a ContiTech elenca seis pontos que o mecânico deve observar ao adquirir uma correia automotiva ou mesmo antes de instalá-la no veículo:
1) Conferir o número de série: Cada peça possui um único e específico número de série. O ideal é comparar com as demais peças da loja ou oficina, para verificar se o número é exclusivo.
2) Checar o código exclusivo: As peças da ContiTech possuem um código chamado Data Matrix, uma espécie de QR Code. Com um smartphone é possível fazer a leitura do código. Se o celular não reconhecer, significa que a peça é falsa.
3) Comparar os dados: Ao abrir o Data Matrix no celular, aparecerá uma sequência de números. Basta comparar os primeiros dígitos com o número de série da peça. Eles precisam ser iguais.
4) Verificar a embalagem: Correias dentadas originais de fábrica são embaladas em caixas lacradas. Nunca vêm soltas, em embalagens plásticas ou presas com fita adesiva. Já as correias V e Multi V da ContiTech são apenas envolvidas por uma embalagem chamada luva. Fique atento!
5) Pesquisar os preços: Peças baratas demais devem ser avaliadas. É importante pesquisar preços e desconfiar de produtos cujo valor esteja muito abaixo do praticado no mercado.
6) Exigir nota fiscal: Esta é outra forma de comprovar a autenticidade da peça. E mais: com ela, é possível reivindicar a garantia do produto em caso de defeito.
Tanto os mecânicos quanto os proprietários de veículos e balconistas devem ficar atentos: as autopeças estão em primeiro lugar no ranking de falsificações, segundo a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação).
Segundo a Contitech, além de afetar o mercado, com prejuízos de R$ 3 bilhões ao ano, essa prática coloca vidas em risco, já que a produção de produtos pirateados não segue padrões de engenharia e normas técnicas de segurança. A fabricante coloca seus contatos à disposição dos consumidores para tirar eventuais dúvidas: telefone (11) 5070-1100 ou por e-mail [email protected]
Boa tarde!
Tenho um Daewoo Lanos 1.6 anos 98, a mais ou menos um ano atras comprei uma correia dentada da marca TAKAO e acabou arrebentando, danificando o cabeçote e outras peças, agora estou a procura das seguintes peças:
1 jogo de junta;
1 correia dentada;
Tensor da correia;
Sonda lambda;
2 buchas estabilizadoras;
2 retentor do comando;
8 válvulas do comando;
8 válvulas do escape;
vedador do escape.
Alguém pode por favor me ajudar e me informar onde consigo essas peças?
Boa tarde!
Tenho um Daewoo Lanos 1.6 anos 98, a mais ou menos um ano atras comprei uma correia dentada da marca TAKAO e acabou arrebentando, danificando o cabeçote e outras peças, agora estou a procura das seguintes peças:
1 jogo de junta;
1 correia dentada;
Tensor da correia;
Sonda lambda;
2 buchas estabilizadoras;
2 retentor do comando;
8 válvulas do comando;
8 válvulas do escape;
vedador do escape.
Alguém pode por favor me ajudar e me informar onde consigo essas peças?
Bom dia comprei uma correia do alternador para meu carro. Para substituir uma que quebrou. O mecanico colocou aí andei com meu carro pouco tempo. Aí a correia nova rebentou toda desfiou tudo. Aí fui na loja. Pra trocar eles trocaram. E disseram e me disseram que poderia ser a rodana do esticador pois se acontecesse denovo. Eles não trocariam pois o problema seria nas rondanas. Só que usei duas vezes rodei pouco é já está quase quebrando. Como saber se a correia é falsa ou não? Alguém pode me ajudar?
Boa noite, gostei das observaçoes estava no exato momento pesquisando sobre correias dentadas, pois tenho um chrysler neon 2.0l 16v shoc 1997, foi ai
que vi o portal ( o mecânico ) procurei para este veiculo a marca Bosch. e a
Goodyear e não encontrei, porque me parece ser mais confiavel.Obrigado pelas informaçoes, so assim conseguimos escapar dos falsificadores
Pode me dizer onde baixo esse data matrix ou o link ? Obrigado
Sempre compro no mercado livre .Sim voce comprou no lugar certo.Mercado livre 100% confiável ,Abraços Mario.
Boa noite, comprei um kit de correia sincronizada, na embalagem contém uma caixa lacrada com a correria e o tencionador que vem dentro do kit, porém em um saco plástico transparente aberto, estou na dúvida se esses produtos são genuínos, como devo proceder, tenho muito cuidado com tencionador, são os mais responsáveis pelo rompimento da correia, o que está em meu veículo é o genuíno.
adquiri uma correia dentada para meu fiat strada 2002 16 v, da marca contitech na lolja WR em guraratingueta sp, com seis meses de uso a correia rompeu danificando o cabecote e demais pecas no motor, nao tenho como provar que comprei la pois nao tenho a nota fiscal, mas fica a dica para a fiscalizacão dar uma checada por la.
Verifique a disponibilidade da peça no site http://www.mercadodomecanico.com.br
Caso tenha feito o pedido com o site Mercado do Mecânico, por favor, entre em contato com o telefone (11) 2039-5808
Um abraço.
Comprei o Kit da correia dentada do meu veículo pelo site do mercado livre.Será que fiz uma boa aquisição, a pesar de não ter recebido o pedido.