Gostaria de saber o que acontece com a transmissão CVT quando você coloca o câmbio no drive e fica com o pé no freio. Esse procedimento por muito tempo desgasta algum tipo de peça dentro do câmbio?
Wagner Maia
Via YouTube O Mecâniconline
Nessa condição (prevista em projeto), haverá circulação de torque pela transmissão. Não é prejudicial. Mas se perdurar durante muito tempo, um mínimo desgaste do conjunto certamente ocorrerá. Por essa razão recomenda-se colocar o seletor em neutro em paradas muito longas.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]
Não é uma boa resposta. Primeiro, o que seria uma parada longa?
Segundo, se a cada parada você colocar o câmbio na função NEUTRO (neutral), a pressão do fluido cairá e se ficar mais de 10 minutos nesta condição sucessivamente (o que é mais normal no Rio de Janeiro, por exemplo) haverá comprometimento da lubrificação.
Meu honda city quando paro no D ele automaticamente desacopla o cambio, quando solto o freio demora cerca de 1 segundo ou menos e ele volta a engatar sozinho…
Faço isso sempre que paro no semáforo.
O que seria parada longa ?