Tenho uma Kombi e o motor dela está fraco. Já foi mexido no giclê do carburador, já foi retificado o motor, mas ela não tem força no motor, perde rotação fácil. Trabalho com ela fazendo carreto, e dependendo do peso ela não sobe os morros, o que pode ser?

Jackson –  Via e-mail

O limite de carga desse veículo é 1.000 kg. Logo, se você o está carregando próximo desse valor, é de se esperar que seu desempenho seja menor. Além do mais, como esse tipo de motor tem potência relativamente baixa e o câmbio é bastante reduzido, a velocidade em subidas é realmente mais baixa. No entanto, se o veículo não está sendo muito carregado, faça uma checagem completa da regulagem do motor: compressão, folga das válvulas, ponto de ignição, folga dos eletrodos das velas, calibração e sincronismo dos carburadores e ângulo de permanência.


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: faleconosco@omecanico.com.br