Como é feita a adição de peso na coluna do eixo dianteiro, para conferência de inclinação de câmber e cáster, como indicado na figura 14? Onde e como deve ser adicionado esse peso e qual é o peso que deve ser adicionado para uma análise correta? (comentário na matéria “Suspensão: Geometria da suspensão do Volkswagen Gol G6” publicada na edição nº 314 de junho/2020 da Revista O Mecânico)
Usiel
Via Site O Mecânico
Atenção! Muito cuidado: essa recomendação não é para a medição pura e simples de câmber e cáster, mas, sim, para a compensação de possível inclinação transversal da carroceria que possa estar causando o desvio nos ângulos. Primeiro, deve-se aferir os ângulos. Estando eles fora das medidas, se houver suspeita de inclinação, meça a distância “a”.
Se esta estiver fora, aí sim faça a compensação (segundo manual da VW, sacos de areia, peso aprox. 10 kg, são apropriados para isto). Na dianteira, o peso deve ser adicionado sobre o veículo, na direção da torre de suspensão, (obviamente, tome cuidado com a lataria). Para medição nas rodas traseiras, posicione o peso dentro do porta-malas. Posicionado o peso, meça novamente a medida “a” e, estando igual em ambos os lados, meça os ângulos das rodas novamente.
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