Programa da Abrafiltros já recolheu mais de 2,9 milhões de filtros

mecânicos cuidando dos filtros recolhidos

Programa Descarte Consciente atingiu 1,08 milhão de quilos de resíduos tratados no primeiro semestre de 2026

O programa Descarte Consciente Abrafiltros encerrou o primeiro semestre de 2026 com mais de 2,9 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo recolhidos. O volume corresponde a 1.081.722 quilos de resíduos que foram processados e tratados de forma ambientalmente correta.

Esse resultado marca mais uma etapa da iniciativa de logística reversa da Abrafiltros e reforça a importância da destinação adequada dos filtros após o uso. Esses componentes são classificados como resíduos perigosos Classe I devido à presença de OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado).

Segundo João Moura, presidente da Abrafiltros, o volume alcançado demonstra a atuação conjunta do setor e a consolidação do modelo adotado pelo programa.

😁 Leia a edição da Revista O Mecânico completa

👉🏼 Acesse vídeos de procedimentos no nosso YouTube

📱Para quem vive de mecânica, siga no Insta: @revistaomecanico

Programa já reciclou mais de 56 milhões de filtros

Criado em 2012, em São Paulo, o Descarte Consciente Abrafiltros foi estruturado para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010) e aos termos de compromisso estaduais de logística reversa.

A iniciativa começou em São Paulo. Em 2013, chegou ao Paraná e em 2015 chegou ao Espírito Santo. Em meados de 2020, foi a vez do Mato Grosso do Sul de conhecer esse serviço. Aliás, já foram reciclados 56.329.469 filtros usados do óleo lubrificante automotivo, equivalentes a 20.503.927 quilos de resíduos, desde sua criação. A coleta ocorre em 5.666 pontos distribuídos por 500 municípios.

De acordo com Amauri Silva, gestor do Descarte Consciente Abrafiltros, o volume acumulado representa mais de 20 mil toneladas de filtros. Se colocados lado a lado, os componentes ocupariam uma área equivalente a aproximadamente 50 campos de futebol.

Além disso, o programa prevê a ampliação gradual da atuação para novos estados. O Amazonas, por exemplo, já possui o Decreto Estadual 50.890/24 e deve ser o próximo a participar da iniciativa.

Como funciona a destinação dos filtros usados?

Os filtros de óleo automotivos usados apresentam risco de contaminação do solo e da água justamente por reterem OLUC. Por isso, a Abrafiltros estruturou um sistema coletivo para garantir a destinação adequada desses resíduos.

Logo após a coleta, os filtros são encaminhados para uma usina de processamento, onde passam por trituração, prensagem e centrifugação. Desse modo, os materiais que resultam desses processos são devidamente separados.

O metal resultante é destinado às siderúrgicas, enquanto o OLUC segue para o rerrefino. Outros resíduos são encaminhados para coprocessamento em cimenteiras.

Dessa forma, além de reduzir os riscos ambientais associados ao descarte inadequado, o programa busca proporcionar eficiência na gestão dos resíduos e atender às metas ambientais estabelecidas pelos estados participantes.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php