ônibus Mercedes-Benz

A ZM lança para o mercado de reposição a polia de roda livre para alternadores aplicáveis em ônibus Mercedes-Benz da série O500, que integra um dos principais modelos da frota rodoviária e urbana brasileira. Segundo a empresa, a peça original geralmente atinge o fim de sua vida útil após 100.000 km, passando então a apresentar ruído e problemas de travamento no sistema de giro livre da polia. Dessa forma, o alternador começa a apresentar falha, indicada pela luz de advertência no painel.

A ZM recomenda a troca imediata do item. Caso não seja feita, pode gerar problemas mais graves, como a parada total do veículo. A fabricante também não recomenda a substituição por uma polia convencional (sólida), pois compromete o correto funcionamento do sistema, podendo gerar um grande prejuízo como a quebra do tensionador da correia, desgaste prematuro dos rolamentos do alternador e grande abrasão na correia.

Poliana Zimermann, Coordenadora de Marketing da ZM, explica que a peça não tinha disponibilidade de compra no mercado de reposição, com acesso restrito para as oficinas podendo ser adquirida apenas em concessionárias Mercedes-Benz.