Tecnologia elimina a conexão mecânica entre volante e rodas
A ZF será a fornecedora do sistema steer-by-wire para modelos da Mercedes-Benz, sendo a primeira aplicação da tecnologia em veículos de produção em série no mercado europeu. A tecnologia substitui a conexão mecânica entre o volante e as rodas por uma ligação totalmente eletrônica e controlada por software.
No lugar da coluna de direção tradicional, o steer-by-wire utiliza atuadores mecatrônicos e sensores de ângulo para interpretar os movimentos do volante, transmitindo as informações para as rodas por meio de sinais elétricos. Há ainda um motor elétrico no volante que reproduz o retorno de torque e a sensação de contato com o solo.
O sistema steer-by-wire da ZF também possui a tecnologia EasyTurn, que aumenta o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras de 40° para até 80°, reduzindo o diâmetro de giro de um carro médio de cerca de dez metros para sete, melhorando a manobrabilidade em lugares apertados.
Outra vantagem, segundo a empresa, é a flexibilidade do sistema, visto que como não há a necessidade de um eixo de ligação entre o volante e a caixa de direção, os fabricantes podem otimizar o espaço interno, simplificar a produção, facilitar a adaptação de versões com direção à esquerda ou à direita e reduzir a transmissão de ruído entre o compartimento do motor e a cabine.
Por fim, a ZF informou que a tecnologia steer-by-wire facilita a integração com sistemas de assistência ao condutor, sendo compatível com o nível 4 e superiores. Atualmente, o novo sistema de direção já é usado no modelo elétrico NIO ET9, na China.







