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ZF oferece componentes de 800 volts

ZF arquitetura 800V

Entre as vantagens da arquitetura de 800 volts para carros elétricos estão menor tempo de carregamento e melhor desempenho

 

A ZF atua no desenvolvimento e produção de componentes para a linha de acionamento elétrico, com arquitetura de 800 volts ao invés dos atuais sistemas de 400 volts para os segmentos de carros elétricos premium e esportivos. Destaque para a tecnologia que usa, no lugar de transistores de silício, componentes de carboneto de silício, que reduzem  as perdas de chaveamento interno na eletrônica de potência. Essa tecnologia foi aplicada pela ZF pela primeira vez nas corridas de Fórmula E.

De acordo com a empresa, isso atende à demanda crescente das fabricantes em todo o mundo por tempo de carregamento mais rápido para veículos elétricos a bateria. “Está se tornando evidente que a arquitetura de 800 volts se estabelecerá em futuros carros esportivos elétricos ou elétricos premium, enquanto a arquitetura de 400 volts permanecerá o padrão no mercado de maior escala e volume”, diz Bert Hellwig, responsável pelo desenvolvimento de sistemas de acionamento elétricos da ZF. “Por anos, fornecemos tecnologia de 400 volts para produção de grande volume e este ano estamos preparando o início da produção para aplicações de 800 volts”.

A ZF explica que, para que os carros elétricos se tornem sustentáveis para alcançar distâncias mais longas, a bateria deve ser capaz de atingir sua capacidade quase totalmente carregada em uma hora. Porém, o carregamento rápido também gera mais calor calor ao utilizar correntes mais altas, o que exige cabos mais espessos ou resfriados. E adotar isso no sistema de 400 volts cria desvantagens em termos de peso do veículo e na complexidade da infraestrutura de carregamento. Daí a necessidade de uma nova arquitetura projetada para isso.

“Fornecemos a uma fabricante chinesa o acionamento elétrico completo, incluindo eletrônica de potência, destinado a vários modelos. Para um fabricante europeu de carros esportivos, a ZF fornece eletrônica de potência para aplicação de alta tensão”, afirma Hellwig. A empresa já trabalha no lançamento para outros modelos premium.

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