O Grupo ZF anuncia que fabricará as linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000 em uma nova linha de produção em Sorocaba/SP, destinada exclusivamente ao setor de construção. A produção deve começar ainda em 2015. Os modelos da linha de transmissões WG90, estes importados, completam a gama de produtos ZF para o mercado de construção.

De acordo com Paulo Vecchia, gerente de Vendas, Pós-Vendas e Projetos, o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no Brasil, com volume de produção aproximado de 10 mil retroescavadeiras por ano, ou seja, 20 mil eixos, dianteiros e traseiros. Esse mercado atende a diversos pilares importantes da economia nacional. Entre eles, a construção civil de pequeno e grande porte, infraestrutura em geral e agrícola, onde existe a necessidade de máquinas versáteis.
A ZF desenvolveu a linha de eixos Multisteer MS-B 3000 para altos carregamentos em retroescavadeiras. A empresa afirma que os modelos de eixos suportam picos de cargas extremos durante paradas bruscas e mantém a precisão no esterçamento, mesmo enquanto carregado. A linha MS-B 3000 tem torque de saída máximo de até 46.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 toneladas e estática de até 22 toneladas. A aplicação destes eixos é ideal para máquinas com motores de potência entre 70kW (95 hp) e 80kW (108 hp), de acordo com o modelo do equipamento.

Já os modelos MT-B 3065/3070 e MT-2085 integram a linha de eixos Multitrac MT-B 3000 e estão disponíveis para aplicação em retroescavadeiras de design tradicional, com eixo traseiro rígido. Os modelos foram desenvolvidos para suportar altos carregamentos e são equipados com freios multi-discos úmidos internos com alto torque de frenagem, ou com disco simples e cáliper hidráulico, conforme a solicitação do cliente. Já o diferencial é disponibilizado com bloqueio hidráulico por meio do sistema Dog-Clutch ou através do sistema auto-blocante multi-discos. Os eixos da linha MT-B 3000 possuem torque de saída máximo que varia entre 65.000 Nm e 123.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 toneladas e estática de até 13 toneladas.

As transmissões WG 90/94/98 do portfólio ZF oferecem características para atender as necessidades do setor da construção. Equipadas com a tecnologia Powershift hidrodinâmica, os modelos são dimensionados para operar em motores com potência de 65 a 90kW, a 2600 rpm e torque máximo entre 630 e 830Nm. A transmissão é caracterizada por ter a opção de acionamento do eixo dianteiro em caso de uso em terrenos acidentados. Por meio de um filtro montado, a ZF aumentou o intervalo de troca de óleo da série de transmissões WG-90 para 2 mil horas de operação.