Segundo a empresa, é a maior venda de ZF EcoLife feita em 2019 para o mercado sul-americano, incluindo Brasil e Colômbia
A ZF América do Sul anuncia que fornecerá 1.275 transmissões automáticas ZF EcoLife para o Sistema Integrado de Transportes de Bogotá, na Colômbia, além de 435 transmissões automáticas para o mercado brasileiro, distribuídas em contratos com grupos de transporte coletivo.
Segundo a empresa, esta foi a maior venda realizada em 2019 para o mercado sul-americano. “Os veículos farão o transporte público em ruas e avenidas atendidas pelo Sistema de Transporte Integrado da cidade [em Bogotá]”, afirma Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul.
Além da ZF EcoLife, os novos ônibus em Bogotá são equipados com outros componentes da ZF, como terminais, hastes de reação, barra estabilizadora, braço de direção e amortecedores. Os novos veículos estão programados para entrar em operação ainda este ano.
Fornecimento para São Paulo e Curitiba
A transmissão automática ZF EcoLife também equipará mais 259 novos ônibus de dois grandes grupos em operação na cidade de São Paulo/SP, além de 69 transmissões destinadas a equipar novos ônibus em Curitiba/PR.
A ZF destaca que, em conjunto com o seu software exclusivo, a transmissão automática ZF EcoLife trabalha com uma distribuição de marchas de seis velocidades que leva a um regime de torque mais econômico para o motor. Dessa forma, permite uma economia de combustível de 3 a 6%, dependendo da aplicação.
Outra vantagem é o sistema retardador primário mais eficiente em velocidades baixas, característica do transporte urbano, e por isso entrega uma redução sensível no desgaste dos freios, gerando consequentemente mais economia em peças e manutenção.
As transmissões ZF EcoLife são produzidas atualmente em Friedrichshafen, na Alemanha. Desde 2007, já foram produzidas mais 195 mil transmissões automáticas ZF EcoLife em todo o mundo. No Brasil, ela equipa diferentes modelos de ônibus de diversas marcas, em operação em 30 cidades.