A ZF colocou na sexta geração do Maserati Quattroporte com recursos de alta tecnologia, como a transmissão automática de 8 velocidades 8HP. O esportivo italiano tem motor V8 de 530 cv e, na sua geração anterior, era equipado com a transmissão 6HP. Segundo a fabricante da caixa de câmbio, a nova transmissão reduz em 6% o consumo de combustível. Somado à função start/stop do Quattroporte, a economia pode chegar a 11% em relação à versão anterior.
Ainda de acordo com a ZF, o câmbio 8HP, além da maior eficiência, oferece respostas extremamente rápidas, com mudanças de marcha suaves. “O desenvolvimento da aplicação da transmissão no Maserati, levando-se em conta o torque do motor fenomenal deste automóvel, não é tarefa fácil”, diz o membro do Conselho de Administração da ZF, Gerhard Wagner, que também é Chefe da divisão de Tecnologia de Powertrain da empresa. “Com a transmissão 8HP para o Quattroporte, conseguimos de maneira brilhante obter o delicado equilíbrio entre esportividade e conforto”, acrescenta o executivo.
Outra tecnologia da ZF empregada no Maserati Quattroporte é o Controle Eletrônico Contínuo de Amortecimento (CDC) que, segundo a fabricante, ajusta a suspensão em frações de segundo através do controle eletrônico dos amortecedores, sempre em sintonia com a situação de condução do veículo. Em acelerações bruscas, o CDC propicia que as rodas mantenham sempre um bom contato e aderência com o asfalto.