Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

ZF completa 100 anos de existência em 2015

No ano de 2015, o Grupo ZF celebra um século de existência. A empresa foi fundada em setembro de 1915 com o nome “Zahnradfabrik GmbH” na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha. Hoje, a ZF possui 71.600 colaboradores em 122 plantas industriais em todo o mundo, o Grupo ZF programou uma série de atividades e eventos em suas unidades com o objetivo de celebrar este marco na agora secular história da empresa.

18814
No ano de 1934, um segundo prédio da fábrica foi fundado na planta da ZF em Friedrichshafen.

Nascida como fornecedora especializada em engrenagens e transmissões para dirigíveis, a ZF ofereceu a sua tecnologia para os fabricantes da indústria automotiva apenas alguns anos mais tarde, tornando-se uma empresa importante no fornecimento de transmissões para a ainda jovem indústria alemã. Nas décadas seguintes, se estabeleceu como grande fabricante de transmissões e sistemas de direção para veículos leves, comerciais e agrícolas.

Em 1984, a ZF comprou o Grupo Lemförder, entrando no negócio mundial de componentes de chassis e sistemas completos de eixos para automóveis e veículos comerciais. Em 2001, adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG. Atualmente, a empresa está concretizando o maior negócio de sua história: a aquisição da norte-americana TRW Automotive, que posicionará o Grupo ZF entre as três principais fornecedoras mundiais para o mercado automotivo, assim, complementando seu portfólio de produtos.

18813
Propaganda da ZF para “Knueppelgetriebe” – Transmissão de 1920

No Brasil
A ZF iniciou sua presença internacional com a construção de uma unidade de produção no Brasil inaugurada em 1958, sua primeira planta fora da Alemanha. O primeiro produto fabricado pela planta no País foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag já em 1959. Em menos de uma década a ZF do Brasil começou a atuar fortemente também no segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois se deu o início da produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.

Quando a capacidade da unidade localizada no ABC chegou perto do limite, a solução encontrada foi de abrir uma nova planta de produção no País em 1981. Assim a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba/SP, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana.

18812

Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a quantidade de plantas produtivas no continente, contando também com as unidades de São Bernardo do Campo/SP e Araraquara/SP, onde são produzidas embreagens para veículos comerciais e de passeio respectivamente, e em São Francisco na Argentina que produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios comerciais em Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO).

Atualmente, a ZF na América do Sul produz e comercializa transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para veículos comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros de passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas e construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações. Para dar suporte de peças e serviços a toda esta gama de produtos a ZF conta com uma ampla rede concessionárias e distribuidores em todo o território sul-americano.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php