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ZF apresenta transmissões para ônibus na feira Transpúblico 2015

A ZF irá participar do Transpúblico 2015 apresentando seu portfólio de soluções destinadas ao transporte urbano. De acordo com a empresa, os produtos atendem operações em BRTs (Bus Rapid Transits), itinerários convencionais e aplicações em linhas alimentadoras e corredores.  O evento acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 1 e 3 de setembro.

Entre os produtos apresentados está a transmissão automática Ecolife com 6 marchas. De acordo com a ZF, a Ecolife apresenta a redução de consumo em até 6%. O número pode ser ainda maior quando comparado a transmissões automáticas com menos marchas, podendo ultrapassar 10% de economia, dependendo da operação. A Ecolife é equipada com retarder primário de série, que freia o veículo até 6 km/h sem o acionamento dos freios de serviço. Consequentemente, existe o aumento de segurança e a redução do gasto de pneus e freios, com menor emissão do pó de freios.

Transmissão automática Ecolife
Transmissão automática Ecolife

Alexandre Marreco, gerente de vendas da empresa, destaca que “foi avaliada uma frota de 1.800 ônibus. Durante o teste, 19 toneladas desse material deixaram de ser emitidas por ano no meio ambiente, graças ao uso do retarder primário da ZF”. A transmissão também recebe o software Topodyn Life, responsável por reconhecer a topografia e realizar mudanças de marchas em tempo real. A escolha se dá por conta da comunicação contínua que o programa realiza entre a transmissão e os diversos componentes do veículo. A partir das informações, o programa calcula a marcha adequada para tornar a operação mais lucrativa, segura e confortável, o que reduz o consumo de combustível.

Outro item do portfólio que será apresentado no Transpúblico 2015 é a transmissão automatizada AS Tronic. Voltada para aplicação rodoviária, a AS Tronic com 12 marchas da ZF dispensa o uso de pedal de embreagem. A fabricante afirma que a transmissão oferece significativa redução no custo operacional do veículo, uma vez que reduz o consumo de combustível por meio da combinação de trocas ágeis e certeiras das marchas. Dessa forma, existe significativo aumento da vida útil da embreagem e de todo trem-de-força.

Com poucas modificações, a AS Tronic está apta a receber o Intarder, sistema que protege o sistema de freio do veículo contra o desgaste causado por esforços constantes. O Intarder da ZF chega a efetuar até 90% das frenagens e, em comparação aos concorrentes.

Durante o evento, a ZF irá destacar o eixo elétrico AVE 130 que, de acordo com a empresa, garante a operação de ônibus urbanos sem que haja emissão de poluentes no meio ambiente, uma vez que sua aplicação é possível em veículos com conceitos de energia híbridos em série, linhas de trólebus, bateria ou célula de combustível. O modelo conta com discos de freios facilmente acessíveis, além de poder ser utilizado em conjunto com combinações de pneus e rodas comuns, graças aos itens que foram adicionados para que assegurassem essa funcionalidade.

Eixo elétrico AVE 130
Eixo elétrico AVE 130

O eixo pode suportar até 13 toneladas e possui carga máxima de 2×120 kW. Também pode ser aplicado em ônibus bi-articulado, quando dois AVE 130 são usados em resposta à topografia difícil, melhorando significativamente as características de tração. Os motores assincronizados resfriados por água acionam individualmente as rodas com alta densidade de potência e com redução de desmultiplicação fixada em duas etapas.

Em termos de combustível, a operação híbrida combinada com o acionamento elétrico do AVE 130 resulta na redução de consumo de combustível em até 30% na operação em comparação aos acionados por motores diesel convencionais.

Eixo AV 132 para ônibus de piso baixo
Eixo AV 132 para ônibus de piso baixo

O Eixo AV 132 para ônibus de piso baixo também será apresentado. Ele é destinado para aplicação em ônibus de piso baixo (low floor) e facilita o embarque e desembarque. Por isso, reduz em cerca de 50% o tempo de parada dos veículos nos pontos. O equipamento pode ser aplicado tanto em BRTs como em ônibus convencionais. Seu design no centro do eixo em forma de gota permite a redução da altura do piso no eixo traseiro em até 405 mm.

Serviço
Transpúblico 2015
Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP
Data: 1 a 3 de setembro
Horário: dia 1 das 12h às 22h, dias 2 e 3 das 9h às 22h

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