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ZF apresenta transmissão automatizada EcoTronic mid para mercados emergentes

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A ZF vai apresentar no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), Alemanha, a transmissão ZF-EcoTronic mid, para caminhões semipesados. O lançamento tem base na Ecomid, uma transmissão manual de 9 marchas que a ZF já fornece há 10 anos como sistema manual para caminhões médios e semipesados com torque de entrada na faixa de 900 a 1.500 Nm. Com mínimas alterações na estrutura da transmissão básica e adicionando o módulo de automatização, a ZF passou a oferecer uma opção econômica de automatização para o driveline de caminhões médios e semipesados. As mudanças abrangem desde a sincronização, passando pelos atuadores da embreagem e troca de marcha, até a aplicação de um software de controle eletrônico.

A nova transmissão tem o objetivo de atender à crescente demanda por tecnologias de transmissões automatizadas nos mercados emergentes. Tecnicamente, como explica a empresa, o novo modelo tem como base a ZF-Ecomid, uma transmissão manual de 9 marchas já consagrada para caminhões médios e semipesados. Para converter essa transmissão no sistema automatizado EcoTronic mid, a empresa utiliza os módulos disponíveis nos respectivos mercados. Com essa abordagem, a EcoTronic mid é uma solução economicamente atraente de troca automática de marcha para caminhões médios e semipesados.

A tendência de aplicação de sistemas de transmissão automática e automatizada em caminhões pesados, médios e leves é bem evidente na Europa. Mas pesquisas de mercado revelam que, nos países que formam o grupo BRIC, esse movimento vem ganhando mais força e conquistará uma fatia expressiva nas vendas: as previsões para 2025 apontam para 70% no Brasil e 50% na China; na Rússia e na Índia, as perspectivas são de 25% de utilização de transmissões automatizadas para caminhões. Contudo, o segmento de automatizadas é bastante sensível aos custos, além de ser altamente concorrido. De acordo com a pesquisa, somente as montadoras e os fornecedores com fabricação local que são capazes de produzir de forma competitiva poderão ter sucesso nesse setor.

Segundo a ZF, um diferencial no desenvolvimento da transmissão foi o conceito de design-to-market que os engenheiros da empresa adotaram de forma consistente na EcoTronic mid. Além da engenharia, a produção também foi adaptada aos requisitos e exigências dos respectivos mercados, que são bem sensíveis aos custos. Sua base técnica, a ZF-Ecomid, é fabricada em quatro plantas localizadas em três continentes e aplicada por clientes no mundo inteiro – um elevado grau de produção local que a companhia seguiu com a ZF-EcoTronic mid, que também é produzida nessas quatro fábricas. Os componentes que são necessários para a automatização são fabricados sobretudo na Índia.

“Projetamos a ZF-EcoTronic mid visando os mercados emergentes”, afirma Peter Lake, membro da diretoria mundial responsável por Mercado Corporativo e Vendas. “A nova transmissão automatizada para veículos comerciais entrará em produção seriada para os países do BRIC no início de 2017”, completa.

Um componente que desempenha um papel essencial no conforto do sistema EcoTronic mid é a unidade de controle eletrônico, que se baseia na mesma plataforma de software que o controle da TraXon, a mais moderna transmissão automatizada da ZF para caminhões pesados, explica a fabricante. Além de possibilitar diferentes modos de condução – de Eco até Power – com sua arquitetura de software e dependendo da aplicação, a unidade de controle oferece diversas funcionalidades adicionais opcionais, que, garante a ZF, proporcionam um valor agregado considerável ao cliente final: do elevado grau de conforto nas manobras até as funções rock-free e start-stop.

Durante seu desenvolvimento, para tornar a EcoTronic mid econômica, inclusive com relação aos custos do ciclo de vida total, a ZF afirma que se concentrou sobretudo na facilidade da manutenção. A modularidade da transmissão possibilita utilizar seis kits de reparo. Dependendo do modo de montagem no veículo, muitos dos eventuais serviços de manutenção e reparo podem ser realizados sem precisar remover a transmissão. Assim, a EcoTronic mid também reduz o tempo necessário para um reparo e o prazo em que o veículo fica parado.

Comentário em “ZF apresenta transmissão automatizada EcoTronic mid para mercados emergentes

  1. Ola, com essa nova lei que obriga os veículos andar com os faróis ligados, como pode ser feito uma ligação nos faróis para que eles acendem quando liga o motor? Pode ligar no pós chave da ignição? Fico no aguardo obrigado.

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