ZF automação
A ZF leva à feira de tecnologia CES 2020, que acontece em Las Vegas, soluções para veículos autônomos. De acordo com a empresa, por enquanto, o maior potencial para os carros de passeio são as funções de assistência inteligentes, chamadas de nível 2+.

O ZF coASSIST chega para atender o pedido de uma montadora automotiva asiática a partir do final de 2020, incluindo um pacote de sensores avançados com câmeras e radares, com a unidade eletrônica de controle central, permitindo disponibilizar funções como controle de cruzeiros adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência de mudança e permanência de faixa e suporte a engarrafamento.

“Com o ZF coASSIST, estamos produzindo um sistema nível 2+ pela primeira vez, com funções de segurança e conforto conhecidos do segmento premium, mas que podem ser aplicadas nos veículos populares”, disse o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider. Segundo a empresa, esse sistema será oferecido por menos de mil dólares.

- Publicidade -

Outro destaque são os sistemas totalmente automatizados de nível 4 ou superior. A ZF informa que recebeu novos pedidos de montadoras de veículos comerciais e carros de passeio, ampliando sua oferta de tecnologias para atender praticamente todos os requisitos.

Vale destacar, porém, que o uso de veículos totalmente automatizados no transporte público ainda depende de regulamentação, podendo operar altamente automatizados somente em áreas controladas ou faixas definidas.

Com base no supercomputador ZF ProAI, a ZF está desenvolvendo uma Unidade de Controle Eletrônica (ECU) para sistemas nível 4 para uma montadora internacional de veículos comerciais, com lançamento previsto para 2024/25.

“A ZF já oferece sistemas completos com níveis de preço e desempenho diferenciados e atua em todos os campos relevantes de aplicações para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial”, disse o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider.

- Publicidade -