ZF amplia sistemas de monitoramento de saúde do veículo

Sensores e algoritmos detectam desgaste e falhas em tempo real

 

 

A ZF está ampliando suas tecnologias voltadas para o monitoramento constante do estado dos veículos, com foco em prevenir falhas antes que causem danos ou quebras inesperadas. A empresa vem desenvolvendo sistemas que podem avaliar, prever e registrar o estado de componentes do chassi e do trem de força.

Segundo a fabricante, os sistemas podem registrar e avaliar o impacto de situações como bater a roda no meio-fio ou acionar o freio de estacionamento com o carro em movimento, por exemplo. O objetivo é identificar de maneira preventiva possíveis danos que possam comprometer a integridade estrutural ou funcional do veículo.

Um exemplo prático é um veículo equipado com o novo Sensor Inteligente de Chassi (Smart Chassis Sensor), que inclui um sensor de aceleração integrado e algoritmos que monitoram as condições do chassi em tempo real e detectam situações anormais relacionadas ao desgaste, falhas de componentes e até problemas externos.

 

 

Em uma demonstração feita pela ZF, o veículo de teste identificou vibrações específicas que indicavam parafusos de roda soltos, uma situação que, em condições reais, poderia resultar em risco de acidente se o veículo continuasse em alta velocidade.

Por fim, a empresa também informou que o sistema de monitoramento da saúde do veículo pode ser integrado via nuvem, para ajudar a analisar situações críticas em tempo real em uma frota de veículos, por exemplo.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php