Advertisement


Zen

Zen conquista segundo lugar no Global Kaizen Award e se destaca por aplicar a cultura da melhoria contínua e do antidesperdício


A Zen, sediada em Brusque/SC, conquistou o segundo lugar no Global Kaizen Award, um dos maiores prêmios mundiais referente à cultura Lean nas empresas, cultura de melhoria contínua e antidesperdício em prol da eficiência nas operações.

O prêmio foi atestado pelo Kaizen Institute, o mais importante instituto voltado a propagar a Filosofia Lean, colocando a Zen ao lado da portuguesa Galp (1º lugar) e da italiana Ducato Motor Holding (3º lugar). Lean é uma filosofia largamente disseminada na indústria, com adesão de grandes companhias mundiais. É reconhecidamente um dos métodos mais eficientes para reduzir custos e identificar perdas e desperdícios nos processos.

“Grande honra e orgulho representar o time da Zen nesta cerimônia de premiação. Mais de 200 empresas em sete países apresentaram seus cases de melhoria contínua. Destes, sete foram representados no evento global em Bolonha, tendo a Zen sido premiada como segunda colocada”, comemora Heinzelmann. Para o presidente da ZEN SA, as ferramentas do Lean podem ajudar empresas e instituições brasileiras a elevar o país a um novo patamar de competitividade global.

Em cinco anos, a Zen reduziu o Custo de Não Qualidade (CNQ) em mais de 80%, elevou a produtividade em 30% e o tempo que uma peça leva para passar por todos os processos até ser enviada ao cliente reduziu em 75%. Além do ganho em produtividade, o trabalho orientado pelo Lean também contribui para a segurança dos colaboradores. Neste período, a empresa reduziu em 95% o número de acidentes. Para padronizar a manufatura com base nos conceitos do Lean, em 2017 a companhia lançou seu próprio sistema de manufatura.

- Publicidade -
- Publicidade -