Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Wabco não recomenda o encamisamento do bloco do compressor de ar

De acordo com a Wabco, fabricante de tecnologias para segurança e a eficiência de veículos comerciais, ao detectar o desgaste no bloco do compressor de ar (cilindro), o mecânico não deve alargar o bloco para colocar um tubo no cilindro. Segundo a empresa, o encamisamento do cilindro do compressor de ar é um procedimento errado porque compromete a lubrificação dos componentes do compressor de ar (pistão, biela etc), além de elevar a temperatura de trabalho (inclusive do motor, cujo óleo é compartilhado com o compressor de ar). É o tipo de procedimento que pode causar danos ainda mais graves, como a quebra do bloco, da biela ou do virabrequim.

20469

O encamisamento é uma adaptação que afeta o correto funcionamento do compressor de ar. A recomendação da Wabco é de que jamais se faça o encamisamento. Nesta situação, o certo é substituir o bloco do compressor de ar. A fabricante ainda afirma que o encamisamento compromete as condições originais e de correto funcionamento do compressor de ar.

O aquecimento elevado do compressor de ar pode ser minimizado tomando as seguintes precauções:

– Sempre utilize o líquido de refrigeração (água e aditivo) e óleo lubrificante recomendados pelo fabricante do veículo;
– Jamais utilize água pura para a refrigeração;
– Observar a vazão do líquido de refrigeração, que deve ser conforme o especificado para o modelo de compressor utilizado no veículo;
– A troca do líquido de refrigeração deve ser executada de forma adequada, a fim de evitar a presença de bolhas de ar no sistema de refrigeração.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php