VW Gol atinge a marca de 5 milhões de unidades produzidas

2503A Volkswagen do Brasil comemora esta semana em suas cinco fábricas localizadas em São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP, Resende/RJ e São José dos Pinhais/PR a marca de 5 milhões de Gol produzidos. A empresa divulga que o modelo é líder de vendas no mercado interno há 20 anos ininterruptos, além do carro mais exportado da história, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.

A comemoração do marco de 5 milhões de Gol no Brasil inclui o envio de uma carta de agradecimento aos 20 mil empregados da montadora assinada pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e a divulgação de um selo especial em alusão à conquista histórica. O selo estará estampado nas peças de comunicação da companhia.

O volume de unidades fabricadas coloca o Gol entre os 10 carros lançados nos anos 80 de maior sucesso em todo o mundo, mesmo quando comparado com automóveis dos mercados europeu, americano e japonês. O modelo faz parte do seleto clube mundial de 40 veículos que ultrapassaram a barreira das 5 milhões de unidades produzidas. Se todos os modelos Gol produzidos fossem colocados em fila indiana, seria possível hipoteticamente formar cinco filas contínuas de Gol entre o Oiapoque, no Amapá, e o Chuí, no Rio Grande do Sul.

– Projeto e produção do veículo

Em maio de 1976, um grupo de engenheiros, estilistas e modeladores da Volkswagen do Brasil viajou para a Alemanha levando a maquete 1:4 do carro. A partir deste momento, iniciou-se o processo de criação do Gol intitulado “Projeto BX”. Desde o início de sua concepção e projeto, o Gol foi o carro-símbolo da maturidade e da competência do design e da engenharia automotiva brasileira, que havia ganhado prestígio na matriz depois de projetos bem-sucedidos como o TL e a Brasília.

Depois da maquete, a etapa seguinte foi a criação de um modelo em arame nas dimensões reais, para testar a ergonomia dentro do carro. Foram usados nos testes pessoas de diferentes estaturas, como um homem de 2m de altura e outro de 1,50m. Em seguida, foi construída uma maquete em dimensão real do Gol na fábrica da Audi, na Alemanha. No final de 1977, foi fabricado no Brasil o primeiro protótipo do carro para avaliação de peso e testes de consumo, desempenho, refrigeração e comportamento dinâmico, entre vários outros.

Os últimos ajustes de design e estilo do Gol foram feitos em 1978. A partir de então o modelo foi submetido a uma bateria de testes de durabilidade e rodou em pisos de lama, cascalho e neve, em temperaturas entre 15 graus negativos e 45 graus e altitudes de até 3.000 metros. O Gol foi submetido a 200 mil km de rodagem em condições adversas, em um roteiro que incluiu a cordilheira dos Andes e os desertos da Patagônia argentina. Ao todo, o projeto inicial de desenvolvimento do Gol consumiu investimentos de US$ 350 milhões.

O Gol foi exibido pela primeira vez, em 15 maio de 1980, com motor 1.3 refrigerado a ar com 42cv de potência, tração dianteira e desenvolvia 15,8 km/l a 80 km/h. Segundo a empresa, além de econômico, o Gol era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro (870 quilômetros), pois tinha reservatório com capacidade para 55 litros.

Em 2001, o Gol superou o Fusca em volume de vendas, com 3,3 milhões de unidades comercializadas. Dois anos depois, o modelo chegou a 4 milhões de unidades produzidas e, em dezembro de 2004, alcançou 500 mil unidades exportadas, consolidando a posição de carro mais exportado do Brasil. Em 2005, o Gol chegou a 4 milhões de vendas no mercado interno.

Já na 4ª geração, o Gol passou a ser equipado somente com motores Total Flex, que funcionam com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis: o EA 111 RHS 1 litro e 8 válvulas, que desenvolve 65 cv (100% gasolina) e 68 cv (100% álcool); o EA 827 1.6 litro e 8 válvulas, que desenvolve 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool); e o EA 827 1.8 litro e 8 válvulas, que desenvolve 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool).

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php