A Volvo do Brasil recebeu o prêmio de “Inovação em Engenharia 2012”, da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, pela produção do ônibus híbrido em Curitiba/PR. A produção dos chassis híbridos no país iniciou em junho deste ano e várias unidades já estão em operação em Curitiba, a primeira cidade brasileira a adquirir veículos com esta tecnologia.
Além da Volvo, outras seis empresas foram premiadas, todas do Rio Grande do Sul. “É uma honra para nós receber este prêmio, pois somos a única empresa de fora do Rio Grande do Sul, um estado que tem uma indústria mecânica forte”, afirma o gerente da linha de urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.
Os projetos das empresas premiadas foram avaliados por uma equipe técnica formada por engenheiros da Faculdade de Engenharia da PUC – RS, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unsinos e da Faculdade de Tecnologia – Fetc.
O ônibus híbrido da Volvo é produzido com uma tecnologia que permite uma economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que estão em circulação atualmente. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.