Volvo lança novo caminhão VM off-road com PBT de 32 toneladas

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A Volvo lança o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. A linha VM agora tem um modelo para suprir uma demanda específica: o segmento de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.

O novo caminhão será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissões. As primeiras unidades serão enviadas para a rede de concessionárias da marca ainda este mês. Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador, garante a Volvo.

A Volvo promoveu uma série de inovações para aumentar em 20% a capacidade de carga do novo VM dirigido ao segmento fora de estrada. “O VM 330cv 6×4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas”, afirma Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo América Latina.

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O caminhão, que teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixos dianteiro de viga reta e traseiros com redução nos cubos. O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga.Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade.

A suspensão dianteira é dimensionada para 8 toneladas. Tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Já a suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 toneladas. É mais robusta e proporciona manutenção simplificada, pois, em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas.

Outra característica do VM fora de estrada são os freios a tambor Z came, os mesmos do FMX. Eles oferecem, principalmente, maior durabilidade das lonas e maior capacidade de frenagem, além de mais segurança na operação. Já os cilindros de freios traseiros foram montados sobre os eixos, posição que garante maior segurança para os componentes, protegendo-os de eventuais danos causados por obstáculos no solo. O vão livre maior na área sob os eixos também permite uma operação mais segura em estradas sem asfalto.

Com um balanço traseiro curto, que facilita a implementação de caçambas basculantes, o novo VM tem ainda inúmeras opções de tomadas de força, uma tela de proteção do radiador reforçada, protetor de cárter de série e lanternas traseiras em LED, entre uma série de outros atributos.

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O VM330 6×4 com PBT de 32 toneladas que agora chega ao mercado é equipado com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift. No novo VM, voltado para o segmento off-road, em aplicações de terraplenagem, mineração leve e construção, a caixa I-Shift continua proporcionando sensível redução no consumo de combustível, menor custo de manutenção e mais conforto para o motorista.

“É a mesma transmissão que equipa o FH e o FMX, os caminhões extrapesados da Volvo, líderes de vendas no Brasil em seu segmento”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. A I-Shift está presente em quase 100% dos caminhões FH e FMX que saem da linha de produção. Na linha VM, é uma transmissão que está experimentando um sucesso espetacular. “Em apenas três anos, a caixa eletrônica já alcança cerca de 80% da produção do VM”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.

O grande número de marchas à disposição (12 marchas) é indicado no display do computador de bordo. Com ele, o motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão e ainda monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima. “E o motorista também pode escolher o modo de condução: Econômico, quando está em velocidade de cruzeiro, ou de Potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme”, explica Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.

A caixa I-Shift tem uma característica muito importante para a operação de transporte: o sistema inibidor de trocas indevidas, que impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento. Um dos atributos desta tecnologia é que seu sistema eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.

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