A Volvo Bus fornecerá chassis de ônibus para a Cidade do Cabo e Porto Elizabeth, dois centros urbanos da África do Sul que estão investindo na implantação de sistemas organizados de transporte coletivo urbano para a Copa do Mundo. Porto Elizabeth fechou pedido em 25 ônibus articulados Volvo B9SLA com carroceria Marcopolo. Os ônibus serão equipados com quatro portas no lado direito para permitir rápidos embarques-desembarques nas paradas especiais ao longo dos corredores exclusivos do sistema BRT. Os veículos contarão também com duas outras portas no lado esquerdo para utilização quando em tráfego misto, fora das rotas usuais. A cidade também encomendou para teste uma unidade do protótipo Volvo B7RLE, ônibus de 12 metros padrão.
Já a Cidade do Cabo encomendou 43 ônibus Volvo com especificações para sistemas de pisos elevados, próprios para plataformas elevadas nas paradas dos ônibus – inclui oito ônibus articulados Volvo B12M, e 35 Volvo B7R de 12 metros, que também serão encarroçados pela Marcopolo. De acordo com a montadora, a África do Sul é atualmente o país com a maior rede BRT (Bus Rapid Transit) em implantação. O BRT trata-se de um sistema de transporte de ônibus, com capacidade para transporte de passageiros, corredores exclusivos para circulação dos ônibus, paradas otimizadas e gerenciamento de informação para orientação do tráfego. “Muitas cidades sul-africanas têm planos ambiciosos para resolver seus desafios com o tráfego”, explica Marius Botha, responsável pela Volvo na África do Sul.