Volvo entrega as primeiras unidades do caminhão FH16 750cv

A Volvo entregou para um grupo de transportadores brasileiros as primeiras unidades do FH16 750cv, na configuração cavalo mecânico 8×4, considerado pela montadora o caminhão mais potente do mundo. De acordo com a fabricante, o caminhão é equipado com o motor D16G de 16 litros que atinge 750cv de potência máxima e entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm.

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Além dos números de desempenho, o Volvo FH16 750 possui freio motor VEB mais retarder com potência de frenagem de até 1180cv, e uma caixa de câmbio inteligente I-Shift. Para a fabricante, trata-se de um veículo indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis e operações em que se exige grande desempenho do veículo. “É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

Uma das empresas compradoras é a Transpes, uma das maiores empresas de transporte de cargas indivisíveis do Brasil. O diretor de logística e infraestrutura, Alfonso Gonzalez, estima que o FH16 750cv vai proporcionar um aumento de cerca de 20% na capacidade de tração em relação aos caminhões mais potentes de sua frota.

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“E ainda teremos muito mais segurança nas viagens por conta de uma potência de frenagem auxiliar de mais de 1 mil cv de potência”, diz o empresário, ao lembrar que sua frota percorre trechos com topografia bastante acidentada em diferentes regiões do Brasil, em muitos casos com serras com mais de 45 quilômetros de extensão. “Com maior potência de frenagem auxiliar poderemos poupar componentes do sistema de freios e diminuir gastos com manutenção”, diz Gonzalez.

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As empresas que estiveram no complexo industrial da Volvo em Curitiba são a Transpes, de Belo Horizonte; Transdata, de São Paulo; Grupo Santin, de Araraquara; Transportes Pesados Blumenau, de Blumenau; Transportes Gislon, também de Blumenau; e Opencargo, de Porto Alegre.

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