Volkswagen up! 2017 tem como novidade pneus verdes em toda a linha

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O Volkswagen up! chega à linha 2017 com duas opções de motores (MPI e TSI), duas carrocerias (duas e quatro portas), transmissão manual ou automatizada I-Motion (SQ100). Para a linha 2017, o modelo passa a trazer, desde a versão de entrada take up!, rodas de 14 polegadas com pneus “verdes”, de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14. Pneus “verdes” têm composição diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível.

O up! é oferecido nas versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up!, speed up! e cross up!. As versões com o motor TSI trazem como diferencial a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI. As versões move up! e high up! passam a ser identificadas por adesivos nas laterais (localizados nas portas dianteiras). Além disso, o up! TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS.

Os motores 1.0l MPI e 1.0l TSI têm 3 cilindros, são Total Flex e garantiram para o up! a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com excelentes marcas de consumo de combustível, comprovando sua eficiência energética.

O motor 1.0l MPI Total Flex tem potência máxima de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

O motor TSI tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

No up! TSI as relações de transmissão são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas a relação do diferencial foi alongada em 26%, sendo agora de 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações incrivelmente baixas quando o up! TSI trafega em estradas, por exemplo. Em 5ª marcha, a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 rpm. O baixo regime de giro colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior conforto a bordo do up! TSI.

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Versões
A versão take up! tem opção de carroceria de duas ou quatro portas e é oferecida com o motor 1.0l MPI, de até 82 cv. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se chave tipo “canivete” sem controle remoto, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

O move up!, sempre em carroceria de quatro portas, está disponível com o motor MPI ou com o TSI. Também é oferecida a transmissão I-Motion, que é combinada ao motor MPI. A versão move up! adiciona à lista de itens de série o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285 litros), espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. O move up! também conta com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

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O high up!, também disponível com motor MPI (com opção de transmissão I-Motion) ou TSI, é equipado com rodas de liga leve aro 15 polegadas “são paulo” e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).

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Já o cross up! pode ter o motor MPI (com opção do câmbio I-Motion) ou o TSI e traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”.

As versões mais equipadas do up! – black up!, red up! e white up! – estão disponíveis com o motor TSI e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo “berlin”, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Há também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do veículo.

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Por fim, o speed up! faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica. A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com rodas zurique II, de 15 polegadas. O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.

O Volkswagen up! tem cinco estrelas no Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. É também o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter esse resultado no Latin NCAP. Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes.

Segundo a Volkswagen, toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez. O up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade. O up! tem peso em ordem de marcha de apenas 892 kg na versão take up! de duas portas.

O up! detém o melhor índice geral de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2015, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O modelo tem classificação 10, a melhor entre todos os veículos participantes do ranking. Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.

O up! é fabricado em Taubaté/SP e tem garantia total de três anos.

2 comentários em “Volkswagen up! 2017 tem como novidade pneus verdes em toda a linha

  1. gostei do detalhamento de cada versao.
    gostaria de saber a diferenca relevante entre os 02 modelos VW UP, mais caros,para saber qual devo comprar.
    Obrigado

  2. Ótima reportagem do VW UP Parabéns foi bem detalhada e esclarecedora! Forte Abraço a toda equipe.

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