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Volkswagen Saveiro: mantém motor 1.6 e suspensão mais robusta

Com nova arquitetura eletrônica e o conhecido motor EA111 1.6, picape da Volkswagen conta com um conjunto de suspensão que preza por estabilidade e conforto tanto para utilização no trabalho como para passeio.

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A reconhecida e robusta mecânica da Volkswagen ainda é um dos maiores destaques da linha 2014 da picape Saveiro. Com mudanças no visual para alinhar o modelo aos demais integrantes da família Gol, a picape recebeu mais itens de série, mais tecnologias e novo acabamento. O carro é disponibilizado nas versões com cabine simples, estendida, Trooper e Cross, as duas últimas com cabine estendida.

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O ponto mais forte da Saveiro ainda é o incontestável motor EA-111 1.6l VHT Total Flex, o mesmo que equipa outros modelos da marca, como a própria família Gol, o Fox e o Polo. O propulsor desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com uso exclusivo de gasolina, ou seja, tem bastante folego, inclusive quando está carregada. O torque máximo é de 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com a utilização de etanol, ambos na faixa de rotação de 2.500 rpm.

O conjunto propulsor já é mais do que conhecido pelos mecânicos brasileiros, apesar dos avanços tecnológicos que sempre ganha nas atualizações. O conjunto é moderno e conta com o sistema de injeção eletrônica Bosch ME 7.5.30, acelerador do tipo drive by wire (sem cabos), e duas bobinas de ignição estáticas. (veja a desmontagem desse motor na edição 235)

MOTOR
Combustível: Gasolina (E22) e Etanol (E100)
Cilindrada (cm³): 1.598
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm): 76,5 x 86,9
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro: 4/ em linha /2
Posição: Transversal a frente do eixo
Potência máxima – kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585): 74 (101) / 5.250 (gasolina) e 76 (104) / 5.250 (etanol)
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585) 151 (15,4) / 2.500 (gasolina) 153 (15,6) / 2.500 (etanol)
Taxa de compressão: 12,1:1
Formação de mistura: Injeção eletrônica multiponto Magneti Marelli 9GV

A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas, que trabalhando em conjunto com o propulsor atende as expectativas de uso do modelo como veículo de passeio ou instrumento de trabalho. Os engates são suaves e sem solavancos, e dá pra sentir mais uma vez a robustez do conjunto de powertrain.

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TRANSMISSÃO
Conjunto câmbio-diferencial: Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos
Embreagem: Monodisco, acionamento hidráulico
Rodas motrizes: Dianteiras
Relações de marchas: 1ª – 3,769:1; 2ª – 2,095:1; 3ª 1,281:1; 4ª – 0,927:1; 5ª – 0,740:1; ré – 3,182:1
Relação de diferencial: 4,188:1

A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, tem sistema de isolamento idêntico ao do Golf com conceito de desenvolvimento igual ao do novo Polo europeu, focando na redução da montagem, maior nível de estabilidade e conforto. Já a suspensão traseira independente possui braços longitudinais, que, em sintonia com o eixo dianteiro, cria um comportamento subesterçante. As molas traseiras têm curva de carga superprogressivas, que segundo a Volkswagen, proporciona melhor dirigibilidade em condições de solo irregulares. A nova configuração de ambos os eixos é diretamente relacionada à ampliação do volume de carga disponível na caçamba.

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SUSPENSÃO
Dianteira: Suspensão independente, Mc Pherson com mola integrada, mola helicoidal e diâmetro da barra estabilizadora de 20mm
Traseira: Suspensão interdependente, braço longitunidal e mola helicoidal

A picape conta com uma nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de dispositivos e funções de conveniência e segurança, como detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída e o socorro dos ocupantes do carro, o sistema Emergency Stop Signal que aciona automaticamente as luzes de freio em situações de freada brusca, alertando os motoristas que vêm atrás.

Outros sistemas são o ECO Comfort, auxiliando o motorista a guiar de maneira econômica, lembrando de fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver operando e não acelerar quando o carro estiver parado, todas as funções por meio de recomendações que aparecem no painel. O sistema “Comfort Blinker”, quando ativado pela alavanca do indicador de direção, aciona o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista.

FREIOS
Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo
Dianteiros: Disco ventilado, diâmetro de 256 mm
Traseiros: Tambor, diâmetro de 230 mm

Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro. A nova arquitetura eletrônica do veículo também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o propulsor é desligado.

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No quesito de compartilhamento de carga, as caixas de roda tem distanciamento de mais de um metro, propiciando a acomodação de cargas mais largas. A fixação da carga é facilitada em função dos pontos de ancoragem, podendo ser flexibilizada pelos trilhos com ganchos deslizantes. O rack, situado no teto da cabine, possibilita o transporte de cargas mais longas, e os degraus laterais externos ajudam no deslocamento da mesma, da mesma forma que a tampa traseira que fica nivelada com o assoalho da caçamba quando é aberta.

RODAS E PNEUS
Roda de aço (6Jx14) com Pneus 175/70R14 (Versões cabine simples e estendida)
Roda de Aço Full Face (6Jx15) com Pneus 205/60 R15 (Versões Trooper e Cross)

Nas versões de entrada com cabine simples ou estendida, o modelo traz mudanças no para-choque, capô e para-lamas e acompanha de série novos faróis com moldura escurecida. A versão Trooper vem de série com direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro, freio ABS, lanterna traseira de neblina, entre outros e oferece, por exemplo, alarme keyless, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, travamento central com controle remoto e ar-condicionado como itens opcionais.

A versão Cross, além dos equipamentos das versões anteriores, é equipado de série com ar-condicionado, sensor traseiro de estacionamento, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha), alarme keyless e travamento com controle remoto, além de outras mudanças. Alguns itens opcionais são Rádio com CD player e MP3 (com entrada USB, Bluetooth e Ipod) e volante multifuncional com comandos para rádio, telefone e computador de bordo. Os preços começam em R$ 34.990,00.

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DIREÇÃO
Versões Cabine Simples e Estendida
Tipo: Direção mecânica
Diâmetro de giro do veículo (m): 11,9m (direção mecânica); 11,5m (direção hidráulica)
Relação de direção (média): 21,2:1 ( direção mecânica); 15,8:1 (direção hidráulica)
Voltas no volante (batente a batente): 4 (direção mecânica); 3 9direção hidráulica)

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