Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Volkswagen revela novos Gol e Voyage com motor 1.0 EA211 de 3 cilindros

626-VW-GOL-2017-FRENTE

A Volkswagen apresenta as novas versões de Gol e Voyage com novo design externo, acompanhando o padrão global da marca, novo painel e novo motor 1.0 nas versões de entrada. De acordo com os dados da VW, o motor de 3 cilindros da linha EA211 é 12% mais eficiente que seu antecessor, o 1.0 TEC. Continua sendo oferecido na linha o motor 1.6 Total Flex, da família EA111. São três versões de acabamento: Trendline (1.0), Comfortline (1.0 e 1.6) e Highline (1.6).

626-VW-VOYAGE-2017-FRENTE

Produzido em São Carlos/SP, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol, conforme os números de fábrica. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível. A Volkswagen destaca essa faixa de distribuição do torque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação.

Motor EA211 1.0 de 3 cilindros
Motor EA211 1.0 de 3 cilindros


Para as versões 1.0, a transmissão MQ200, manual de cinco marchas, teve as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Gol 1.0 anterior. A medida foi possibilitada graças à maior disposição de torque em baixos regimes de giro, afirma a fabricante. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto em velocidades de cruzeiro.

626-VW-GOL-2017-TRASEIRA

As versões Highline dos novos Gol e Voyage vêm equipadas com o motor 1.6 Total Flex. Segundo a Volkswagen, esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, para reduzir consumo de combustível. Quando abastecido com etanol, a potência do motor 1.6l é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. O motor 1.6 pode ser acompanhado tanto pela transmissão mecânica de 5 marchas quanto pela transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox), também com cinco velocidades.

Ambos os modelos trazem de série airbags frontais e freios ABS (Antilock Brake System, ou Sistema Antitravamento dos freios) com EBD (Electronic Braking Distribution, ou Distribuição Eletrônica de Frenagem). Conta também com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série. Também fazem parte da lista de série a direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, abertura interna da tampa do porta-malas; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador; novos sistemas de som e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, como itens de série.

626-VW-GOL-2017-INFOTAINMEN

A fabricante destaca a adoção de sistemas de informação e entretenimento, entre os quais está o sistema App-Connect, que permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas.

3 comentários em “Volkswagen revela novos Gol e Voyage com motor 1.0 EA211 de 3 cilindros

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php