A Volkswagen do Brasil acaba de lançar no mercado interno os novos Passat FSI Turbo e Passat Variant FSI Turbo, equipados com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas e motor turbo transversal com injeção direta de combustível, com 200 cv de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 28,4 kgfm atingido com 1.800 rpm. Com este propulsor, o Passat Turbo acelera de 0 a 100 km em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 230 km/h, sendo que o modelo Variant acelera no mesmo tempo, porém alcança 227 km/h.
Os veículos estão na sexta geração e ganharam um novo design, porta-malas maiores e novas dimensões. O Passat ficou 62 mm mais comprido, 74 mm mais largo e 10 mm mais alto. Já o Variant ficou 92 mm maior, cresceu também em largura e ficou 19 mm mais alto. Incluem ar-condicionado Climatronic de duas zonas, bancos em couro, CD Player com MP3, bancos dianteiros com aquecimento, ajuste elétrico e função massagem.
Além disso, incorporam ALS (Automatic Light Sensor), sistema que liga as luzes do carro ao entrar num túnel ou quando a intensidade da luz cai bruscamente. Ao ultrapassar os 140 km/ ou quando está chovendo e o sensor de chuva está ativo, a operação de acendimento automático se repete. Além desse destaque os faróis xenon acompanham a trajetória da corroceria em curvas, para eliminar pontos cegos e ainda regulam automaticamente a função de altura da carroceria quando o veículo está carregado.
O pacote de equipamentos inclui Auto Hold, que é um freio eletrônico para trânsito intenso, chave de ignição eletrônica, computador de bordo com piloto automático, retrovisor interno com antiofuscamento automático, retrovisores externos elétricos com memória, sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, travas elétricas nas portas, vidros elétricos e volante multifuncional. Conforme a marca, o Passat Turbo tem preço sugerido de R$ 151.650,00 e o Passat Variant de R$ 156.723,00.