A Volkswagen acaba de lançar o novo Gol duas portas com a nova geração de motores 1.0l TEC, da família EA111. O conjunto, desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology, gera 76 cv a 5.250 rpm e torque de 10,6 kgfm a 3.850 rpm, com etanol no tanque. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque chega a 9,7 kgfm a 3.850 rpm.
Para gerenciar o sincronismo da injeção, o motor utiliza uma Unidade Eletrônica de Controle (ECU) da mesma geração adotada pela matriz, na Alemanha. Uma das principais vantagens dessa nova ECU está na maior capacidade de armazenamento e processamento. Agora o hardware com micro controlador opera com 32 bits e 2 Mbytes de memória.
O veículo recebeu um novo coletor, projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros em baixas rotações. Dessa forma, na faixa entre 1.000 rpm e 3.000 rpm, existe mais torque disponível, proporcionando mais conforto de rodagem com redução de consumo.
A versão duas portas também poderá ser adquirida com o motor 1.6l EA111 VHT. Abastecido com etanol, a potência do motor 1.6 é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. O modelo 1.6l pode ser equipado com a transmissão automatizada.
O Novo Gol duas portas inova também com um sistema chamado ECO Comfort. O dispositivo está presente em todas as versões com I-System e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento.
Entre os equipamentos de segurança estão sistema de freios com ABS e tecnologia ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, as luzes traseiras de frenagem acendem de forma intermitente, sinalizando ao carro que vem atrás sobre a desaceleração a fim de evitar colisão.